sábado, 1 de maio de 2010

1º De Maio dia do trabalhador



Dia de quem labuta pelo sustento diário para acalmar as bocas insaciáveis que nos enchem o lar.
Dia que relembra a luta dos trabalhadores muitos anos antes, contra a escravatura e pela conquista de melhores condições laborais. Muitos deles pagaram com a vida, numas mortes que deram frutos para alimentar melhor, quem continuou a lutar por mais e mais remuneração do seu trabalho, que faziam ao longo dos seus dias.
Hoje o primeiro de Maio é ensombrado pelo desemprego que ameaça ruir uma estabilidade social presa por arames.
São já milhares que pululam de empresa em empresa para procurar trabalho e garantir com o carimbo da mesma que estão lá para conseguir o que hoje se está a tornar quase impossível.
Não existe trabalho para todos os que estão desempregados e nesta realidade caminhamos até rebentar a bomba que é como quem diz acabar o saco dos subsídios e lançar para a rua mais bocas sedentas de dinheiro para alimentar quem tem em casa e tudo fará para o conseguir mesmo que para isso force o esticão aos desprevenidos.
Hoje o primeiro de Maio arrasta a angústia de quem já não tem emprego, porque tempos houve que esses milhares vinham para a rua festejar o dia dele porque se sentiam trabalhadores e hoje carregam o semblante de desempregados.
Talvez por isso, muitos deles juntamente com os restantes que ainda se levantam dia a dia, para picar o cartão e não estão livres de um dia para o outro ficarem na mesma situação. Utilizem o primeiro de Maio, não para festejar. Mas sim para lutar contra o desemprego e interrogar os governantes alto e em bom som. Pelas soluções no combate ao desemprego e diminuir a aflição de quem já se vê incapaz de lutar contra as portas fechadas das empresas deste país.
Ainda por cima com o já anunciado corte nos subsídios, sempre uma das muitas soluções que os políticos descobrem para recuperar o país. É só estalar os dedos e pum. Já está!
Quem paga as favas são sempre os do costume. É como bater no ceguinho.
E todos nós nos deixamos levar com o rolo da massa bem em cima dos custados, porque somos os pobres desgraçados que alimentamos o canhão que precisa de carne para resolver as incapacidades dos nossos governantes, mais virados para o compadrio e muitos deles mergulhados em corrupção já tão nítida que alimenta as primeiras páginas de todos os jornais do país.
Não temos quem nos governe. Não temos em quem confiar. Não temos horizontes para o futuro.
O primeiro de Maio é comemoração de grandes conquistas do passado.
Esperemos confiadamente que traga ainda o rastilho da insatisfação popular e incendeie as tochas que iluminaram o caminho da esperança. Porque o primeiro de Maio tem que ser recordado sempre, porque é o dia do trabalhador!

Sem comentários: