quarta-feira, 24 de junho de 2015

Quem é este senhor




O miúdo cresceu, esperando ansiosamente a hora do treino imensamente desejado.
Do jogo tão aguardado. Da vitória sempre sonhada e da tristeza na derrota própria da tenra idade.
E o presidente do BCB, suspendeu-o até ao fim da época.
Dribla o adversário sempre com os olhos no cesto tão minúsculo para uma enorme bola, que lhe escondia as mãos ainda tenrinhas de tão querido menino.
E o presidente do BCB, suspendeu-o até ao fim da época.
Brinca com os dias, ocupando-os com a inteligência nos estudos e a responsabilidade de capitão, num desporto que lhe enche o coração.
E o presidente do BCB, suspendeu-o até ao fim da época.
Tem um treinador que nada percebe da modalidade. Chega tarde aos treinos com os miúdos encostados ao tabuleiro. Dá as coordenadas, sem entender o desenrolar do jogo e os miúdos ficam com a certeza que respeitando, perdem o encontro.
E o Duarte como capitão junta os colegas e um, dois e três. Vamos fazer o que sabemos e a quem sabe nunca esquece, lá vai mais um triplo e é alegria contagiante nos miúdos.
E o presidente do BCB, suspendeu-o até ao fim da época.
Ocupa um fim-de-semana intensivo, a arbitrar os mais pequeninos, sem uma bucha no papinho.
Vai a pé de Arcozelo para Barcelinhos, faça sol ou chuva para treinar.
Os colegas já são poucos, desistem do basquetebol porque não aguentam as criancices de um treinador que antes de mais devia ser, como o antecessor. Um admirador!
E quando lá chega, já a aquecer as mãos virado para o cesto. É chamado ao lado pelo presidente do BCB, que o suspende até ao fim da época.
A época está terminar, chego para umas férias e encontro o Duarte triste e resignado.
Os queixumes por momentos saem aos soluços e não tardam intermináveis.
Fico revoltado com o que me conta e com a tristeza estampada no seu rosto de não praticar o desporto que é ainda um sonho maravilhoso.
De sócio, passei a contribuir para os miúdos que sabia serem desviados para os graúdos que levaram o BCB, fazer parte da história do basquetebol nacional.
E o presidente do BCB, suspendeu-o até ao fim da época.
Quem é afinal este homem, que ocupa um lugar, onde dezenas de miúdos procuram praticar o que lhes fazem feliz, num tempo onde esse sentimento, é tão raro como descobrir a agulha num palheiro?
Que autoridade tem este senhor, para apontar a porta de saída a um miúdo que só desejava ser feliz, pagando do bolso dos pais, umas horas onde materializava um sonho que o acompanhava desde garotinho.
Quem é este senhor que diz a um miúdo em tom ameaçador, admirado por todos. Capitão eleito e aceite por pais e simpatizantes: “Estás expulso até ao fim da época do BCB”.
Quem é este senhor que se apercebe que o Duarte mesmo suspenso e durante um mês, vai aos treinos e aos jogos. Suportando assistir ao que mais adora, sentado na bancada, contendo a sua revolta e regressando a casa chorando no recanto do seu quarto, porque infelizmente o pai está tão longe e a mãe, cedo sai para o emprego e quando volta. Ele está suspenso no que lhe tiraram do que mais gostava nessa hora.
Quem é este senhor………….?????



Sem comentários: