quinta-feira, 14 de julho de 2011

Fugir à Rotina


A adrenalina falta-me já que a rotina é desesperante
Dou várias voltas na cama, quando sinto o bater do portão da garagem, anunciando os primeiros vizinhos que se apressam para o trabalho, ainda meio mundo aproveita para mais uns minutos de caminha, até que a sua hora bem vincada no relógio digital o obriga de um salto a correr para as obrigações diárias.
O café da manhã abre os olhos presos num refúgio de moleza repetitiva e afugenta as correntes que prendem as ideias ainda embaladas no aconchego das mantas, que mantêm a cama por algum tempo na harmonia do abraço.
Quero este dia diferente!
Com novidades. Com adrenalina. Com excitação!
Os miúdos estão de férias, num clima de relaxe. Fugindo aos horários escolares e como tal, deixando-se arrastar pela noite dentro, envolvidos na troca de mensagens no facebook e nos jogos de vencedor antecipado.
Outros nas series televisivas, que se prolongam já com os pais recolhidos num sono necessário para recuperar energias.
Por isso para eles a manhã não tem hora de acordar. Porque férias são férias e há que facilitar depois de um ano em que o aproveitamento merece honras de elogios.
O tempo está abafado e vai passando sem novidades. Logicamente a adrenalina recolhe-se numa neblina.
Tento que algo mude, mas é escusado. A vida corre rotineiramente onde espero que algo surja mas nada muda.
E assim a manhã se vai num ambiente rodeado de ruas coloridas pelos prédios, ora verdes onde se vislumbra o pinhal não muito longe. Ora castanhos claro, como o sol que se mantém alto, mas de quando em vez tapado pelas nuvens que mancham o azul do céu, num branco cinza bem acentuado.
O almoço termina e é hora de irmos à nossa vida.
Os filhos ficam absorvidos pela moleza do conforto e os pais pela correria das obrigações.
Obrigações para um. Que se esfalfa para manter o que levou a custo conseguir. E para outro a mudança tão necessária, mas que ainda tem um longo caminho pela frente.
Esse caminho não pode ser a rotina, porque levará à ruína.
Terá que ser serpenteado pela adrenalina, já que só assim será conquistado com dinamismo.
Terá que ser excitante, para erguer o futuro sólido, nestes próximos anos. Onde os desafios assumidos pela vida já passada, terão que ser uma realidade para a felicidade de quem tanto labutou por ela e precisa dela.

Sem comentários: