terça-feira, 14 de fevereiro de 2017

Será que os jovens de hoje desafiam o seu próprio Destino




Ainda mal me recompunha para pisar o chão que tantos anos percorri, nesta cidade decorada com enormes galos ex-libris do nosso fascínio. E depois da primeira noite agarrado aos lençóis da infância que me restituíram um pouco do sono perdido nos dias que antecederam a partida. Dou de olhos com um miúdo a insistir em passar o separador que resguarda acidentes rumo à via rápida.
Equilibrava-se como uma pena. Mas, poucos metros percorria.
E lá saltava para o passeio deixando os automobilistas estupefactos com a loucura do jovem.
Pensava estar no país onde trabalho, recheado de loucos de todos os tamanhos.
Mas era na minha cidade que um jovem, tentava percorrer uns cinquenta metros equilibrado numa grade de pouco mais que dez centímetros, tendo uns vinte metros mais abaixo a via rápida, que se tombasse ficava esborrachado.
E o puto insistia!
Conseguia quatro ou cinco metros, mas saltava para a berma da estrada quase se amparando aos veículos que vagarosamente circulavam, com os automobilistas a assistir incrédulos à loucura do miúdo.
Parei por minutos incrédulo!
Ele reparou em mim que de telemóvel na mão, tentava registar esta loucura perigosa.
E depois de mais uma tentativa em vão, saltou de novo para a berma e levantou-me o dedo, mandando-me para os lados que todos conhecemos.
Continuei o meu caminho atento ao miúdo que não se cansava de tentar atravessar e já tinha conseguido metade do gradeamento.
Será que os jovens de hoje desafiam o seu próprio destino?
Ou nós já crescidinhos, estamos conscientes que já vimos tudo neste nosso caminho!





Sem comentários: