quinta-feira, 7 de julho de 2011

Não Somos Lixo, Somos Conquistadores


As medidas para salvar o país de cair num fosso sem fundo, sucedem-se quase umas atrás das outras logo que os resultados das eleições foram confirmados.
São a implementação das medidas da TROICA e, como senão bastasse, o governo tenta antecipá-las. Com os portugueses resignados, numa de encolher os ombros repetidamente, como querendo dizer: que não à nada a fazer.
Aperta-se o cinto num estômago habituado a mesa farta. E corta-se no orçamento já reduzido, aos bens supérfluos que cresciam água na boca.
E como se não chegasse para infernizar a desgraça, alguém desabafa que levamos mais um murro no estômago e da Europa que já nos elevou a grandes conquistadores. Surgem medidas que nos convertem em lixo sem recolha, que se vai amontoar nos caminhos que tentamos ultrapassar.
Lixo! Somos lixo!
O dinheiro vai ficar mais caro, originando a que o ganha-pão, se torne em ganha bucha.
Os bancos onde temos as míseras economias para assegurar os empréstimos de habitação. Passaram a ser lixo!
Empresas que nos transportam para os grandes centros, já nada valem, tornaram-se lixo para os endinheirados das agências que nos avaliam.
E nós pobres portugueses, mais de dez milhões. Cheios de história e de conquistas antes inimagináveis. Somos também lixo!
Remetem-nos para as sarjetas da imundície, num acumular de visíveis montes de desperdício, sem hipótese de reciclagem.
Só nos resta mostrar a essas agências, autenticas funerárias, que embora pobres, estamos vivos e somos dignos. Assim sendo, lutar para que nestes próximos tempos, possamos recolher todo o lixo que nos depositaram às portas das fronteiras. E num vai e vem em direcção aos aterros financeiros, descarreguemos essa matéria mal cheirosa e possamos respirar a confiança na nossa capacidade.

1 comentário:

alfacinha disse...

os portugueses merecem melhor
cumprimentos