terça-feira, 4 de outubro de 2011

Podia Falar De......

Estou para aqui a pensar no que vou escrever neste momento, onde tenho tantas coisas que se juntam, pulando nos meus neurónios e nenhuma salta como a bola do euromilhôes, para iniciar uma dúzia de linhas que ajudam a ligeiros desabafos.

Podia começar pela política caseira. Mas de nada vale é a treta do costume, constantemente a bombardear-nos com os apertos para os mesmos de sempre e assim sendo, o melhor, mas mesmo o melhor é desligar as meditações para quem constantemente nos quer levar a contínuas depressões.

Podia falar de futebol. Sempre um meio para desviar as atenções desta malfadada crise e como os nossos clubes continuam a fazer uma gracinha além fronteiras. Seriam sempre um escape para lançar os apertos constantes que assolam as cogitações. E ombrear portistas com benfiquistas e sportinguistas com bracarenses, dá sempre pano para mangas, onde todos tentam fazer o fato à sua medida.

Podia falar de soluções. Para combater a procura de milhares em resolver as suas situações profissionais, onde a oferta é tão mingua e se resume aos apelos dos amigos e a pagar favores pendentes, que deixam para os restantes (e que molhada), encontrar a agulha num palheiro.

Podia falar de paixão. Onde os jovens tão fora da realidade em que o país se encontra. Se amarram logo ao primeiro beijo que trocam e nada custa, basta um pequeno olhar e um canto reservado. E rapidamente assumem uma ligação que eles juram ser duradoura, onde já supera facilmente os tabus e abrem asas para tudo experimentarem e num abrir e fechar de olhos tudo desmorona e a paixão dá lugar ao esgotamento.
Nos mais velhos a paixão também se vai com os martírios desta vida e lá se arrasa famílias, com ódios estampados e indiferenças vitalícias. Os longos anos de união já não são o elo de uma ligação.

Podia falar da violência. Que se estende pelo país como tentáculos de polvos gigantes. Agressões violentas que servem para intimidar a vítima e por meia dúzia de euros, causam-se dores profundas para toda a vida e em muitos casos a morte como um fim de bandidos que viraram animais selvagens.

Podia falar de justiça. Onde, mas onde é que ela está!
Justiça que solta assaltantes violentos que já de antemão sabem que vão ser postos na rua para reincidir.
Que fecha os olhos à corrupção a olhos vistos e dá tempo para que o tempo, tudo apague e faça esquecer, já que deu tempo para os corruptos se defenderem. E como diz o povo “quem tem dinheiro, livra-se de tudo!”

Podia falar de miséria de fome. Meu Deus, são famílias e famílias batendo à porta da solidariedade para com a mão estendida pedir o pão que já falta na mesa, antes preenchida.

Podia falar…. Já chega, não posso falar de mais nada. Por agora basta, estou a perder o apetite.
Amanha, vou tentar falar do que ainda graças a Deus é positivo, porque apesar de tudo o povo português sempre conseguiu dar a volta por cima e cantar de galo, mesmo sem capoeira.
 
 
 

Sem comentários: