sábado, 8 de novembro de 2008

John McCain Nunca Venceria!



Na minha opinião, a grande vitória de Obama foi quando venceu Hillary Clinton!
Foi a vitória da consagração de Obama para presidente. A vitória que mexeu com a sociedade americana, levando-a a acreditar no surgimento de um homem diferente (de cor), para, por incrível que pareça, comandar os destinos da grande nação americana.
Porque vencer um opositor favorito (Hillary Clinton), com as grandes figuras a ampará-la, como o marido, Al Gore, entre outros de renome. Conferiram-lhe à partida uma vitória que com o decorrer da campanha seria um dado adquirido.
Mas nada se passou como Hillary sonhava e conforme os dias avançavam, avançava também a confirmação de Obama e a custosa renúncia de Hillary, incrédula com a derrota.
A partir daqui é McCain que surge no caminho de Obama!
Sinto que McCain, depois de umas primárias cedo resolvidas, preparou-se para enfrentar Hillary e nem pensou em Obama. Deixou correr o tempo e quando se mentalizou que Obama venceria, correu em busca de argumentos para o enfrentar, mas um pouco tarde para o derrotar!
John McCain sentiu que a América podia optar por um presidente de cor, porque mais cedo ou mais tarde as barreiras infernais que mancham um país serão ultrapassadas. E usou a arma que melhor sabia manejar! O herói em que os americanos o tornaram. O seu amor à pátria vincado nos imensos e terríveis dias que passou em cativeiro. E vezes sem conta onde se encontrasse repetia com um apego, uma emoção, que contagiava os apoiantes que o escutavam. As peripécias angustiantes porque passou na guerra do malfadado Vietname.
Mas como todos presenciamos, não chegou!
Nada que McCain usasse como um golpe de magia, ou um trunfo só ao alcance dos predestinados. O levaria à Casa Branca.
A conjuntura americana no seu todo, era-lhe bastante desfavorável. E tinha o seu dedo no engrossar da grave crise que os Americanos atravessam e infelizmente todos nós!
John McCain cometeu erros, já demasiado evidenciados pela critica após a vitoria de Obama. Mas com erros ou sem erros, McCain perdia estas eleições, não havia volta a dar!
São erros, penso eu, quase de desespero em conseguir inverter a tendência negativa da sua campanha perante Obama.
Tenta tudo por tudo e neste “sufoco”, os erros são mais evidentes e quando se perde, eles vem à tona e são escalpelizados até à exaustão.
Nada melhor do que analisar o discurso de McCain quando se deu por vencido. Onde demonstrou pelo opositor uma postura assinalável, aconselhando os seus apoiantes a olharem para Obama como o seu presidente.
Senti aqui que McCain já se tinha dado como vencido muitos dias antes. Se não! Um homem que acredita piamente na vitória, luta por ela até ao último segundo e quando a derrota surge como um dado adquirido, sente um desconsolo bem lá no fundo que o impede de elogiar o adversário (é a natureza humana), embora o felicite como é aconselhável.
Portanto vitória, vitória foi vencer Clinton! Porque até aí, poucos ou nenhuns analistas vaticinavam o percurso deste homem que a história irá se encarregar de perpetuar. O chegar a presidente vem das suas enormes capacidades, que essa vitória despontou e das capacidades físicas (cor), que finalmente quebraram um infernal tabu que martirizou todo o ser humano de cor ao longo de duzentos anos.
E cá para nós, que agora toda a gente nos pode ouvir! Todos os analistas e projecções americanas vaticinavam a vitória para Obama.
Porque mudar era fulcral para a AMÉRICA e o mundo!
Quem muda Deus ajuda! E como diz Obama no seu discurso de vitória. “….Sim, somos capazes. Obrigado. Que Deus vos abençoe. E que Deus abençoe os Estados Unidos da América.

Sem comentários: