domingo, 7 de dezembro de 2008

Sócrates e o Indesejável


O grande problema é infelizmente os dois grandes partidos serem os responsáveis pela nossa governação!
Quando um é derrotado, o outro vinca a sua defesa nos erros cometidos por quem governava. E vice-versa.
E perante este jogo do empurra nenhum dos dois consegue resolver os erros de quem saiu derrotado (porque cometeu os tais erros) e enquanto governa não consegue evitar cometer novos erros (perante a oposição que era governo anteriormente).
Isto é, prática comum nestes já longos anos de governação dos dois maiores partidos do país. Que nós definimos como fazendo parte do sistema que infelizmente se instalou e para mal dos nossos pecados vai ganhar raízes, por muitos mais anos.
É neste contexto que surgem as "ovelhas negras" (consideradas pelos responsáveis partidários entre dentes, para não criarem ondulações mais alterosas), para lutar contra o sistema instalado dentro desses partidos, tentando dar um murro na mesa, para alertar a opinião pública e para ganhar protagonismo na esperança, quem sabe de conseguir apoios para liderar uma possível candidatura, dentro do seu partido ou mesmo fora dele.
Tivemos o Luís Filipe Meneses e foi o que toda a gente assistiu!
A sua incapacidade de gerir os ataques teleguiados de fora para dentro do PSD, por gente histórica do partido. Que utilizando os “paus mandados”, sempre prontos para apanharem um lugar, que lhes eleve o nome na política de trazer por casa que diariamente nos entra pelos olhos dentro. Obtiveram a recompensa já que conseguiram levar Meneses a renunciar e mais frustrante fazerem de Meneses “gato-sapato” como o nosso povo gosta de pronunciar.
E mais recentemente temos, o indesejável para o PS, Manuel Alegre!
Histórico Socialista, lutador contra a ditadura, poeta reconhecido e Candidato à Presidência. Com um resultado que poucos acreditavam, mas muitos no final deram graças e alguns mais, lamentaram-se do seu voto ser inútil em Mário Soares, porque dariam a possibilidade de Alegre estar presente numa segunda volta e quem sabe……………………!
Só que, Manuel Alegre não é Luís Filipe Meneses!
Alegre é um touro enraivecido da nossa vida política! É pau para toda a obra! Faz a festa, lança os foguetes e corre a apanhar as canas, no meio de dezenas de foguetes (atenção aos paus mandados, á os, em todos os partidos), prontos a caírem-lhe em cima na curva descendente depois de cumprirem a missão para que foram destinados.
Manuel alegre pode até nem vir a ocupar nenhum lugar de destaque! Porque neste momento o objectivo dele é alertar para a mudança de rumo do seu PS, nos ideais que consagram o Socialismo.
Pode até nada trazer de novo para a mudança de política enraizada neste país. Já que pelas opiniões dos entendidos na matéria, alegre é uma pessoa ultrapassada.
Mas poderá continuar a arrastar apoios, como já aconteceu!
E se os portugueses (são milhares) lhe derem apoio, lhe derem a força em lutar pelos seus princípios, que de certa forma são os desses milhares. Alegre pode derrubar as barreiras que o estão silenciosamente a barrar os movimentos, de uma forma que ele pode ainda não se ter apercebido (espero que sim). E encher o peito, pronto a ir à luta e aproveitar-se do momento periclitante da governação PS. Ou seja:
O clima de instabilidade na Educação! Onde se prenunciou abertamente contra a atitude da ministra, que valha a verdade só conquistou a impopularidade ganhando o galardão de todos saberem o seu nome “a Lurdinhas”, honra que nenhum ministro deste país que por cá apareceu se pode gabar!
A já famosa crise dos bancos privados, que originou o que nenhum Ministério Publico se dignou a investigar e nem nunca o faria. A descoberta dos corruptos (até agora, era só especulações entre dentes, não vá o diabo tece-las, mas certezas com prisões), onde o governo está pronto a injectar o dinheiro que é de todos nós, mas que não existia para os mais carenciados. E milagrosamente (como se de petróleo se tratasse num jazigo descoberto nas nossa costas), reluziu para assegurar a liquidez desses bancos e a certeza dos prevaricadores assegurarem o que parecia impossível de concretizar: o seu dinheirinho investido no submundo das grutas de Monte Cristo.
O desemprego, drama social de contornos dramáticos, principalmente terminando o subsídio de desemprego, levando milhares de pessoas a viverem de caridade e rezas, para que deus faça o milagre de atenuar o sofrimento dos que pouco tiveram e hoje nada possuem. Mas que o PS, poucas alternativas lançou para criar empregos e melhorar a economia.
E como dizia, se alegre for à luta e aproveitar-se do momento periclitante da governação PS. Pode tirar daí, imensos dividendos e quem sabe funcionar como uma espécie de oposição de tirar o sono a Sócrates (porque a oposição PSD e companhia é inércia e pontual, sem efeitos práticos). Trazendo graves inconvenientes para a continuidade da Maioria Socialista no poder.
Claro que Sócrates não vai deixar Alegre, chegar ao esticar da corda!
Já lhe chegou o dissabor das Presidenciais. Existe sempre compromissos de cavalheiros na política para atenuar divergências. Porque Alegre poderá ser um bom Presidente da Republica num futuro não muito distante.
Uma certeza é clara! Sempre houve ovelhas tresmalhadas num rebanho! Alegre é uma delas! No momento que atravessamos, onde a politica é gerida sobre os acordos dos tratados (o ultimo em Lisboa), não haverá espaço para Alegre distanciar-se muito do rebanho, existe sempre o lobo perto para abocanhar quem descole.
E mudando de governo como é apanágio em Portugal, mais cedo ou mais tarde, para o partido que se segue o PSD, alegre voltará ao seu lugar. Esperando uma nova oportunidade para voltar a teimosamente deitar os corninhos de fora, porque pessoas como Alegre, não se acomodam aos simples cargos que ocupam na vida política portuguesa.

Sem comentários: