quinta-feira, 25 de dezembro de 2008

Ser Amigo ou ter Amigos




Uma senhora de setenta e seis anos, amiga de longa data, ofereceu-me um livro muito simples, de guardar no bolso do casaco, bem junto ao coração.
Comprado nas barraquinhas de Natal, para angariar fundos, na ajuda dos mais carenciados, com uma dedicatória simples e ternurenta.
"Ao Nuno desejo um Feliz Natal,
na companhia de todos os que são caros!
Tero e Lú"

A nossa amizade não tem limites! Esta senhora vive a sua vida com um drama sem cura, que lhe está aos poucos a secar um filho devido ao vicio indestrutível.Mas luta com todas as forças e a ajuda dos amigos.
E para realçar o que nos une, ofereceu-me este livro.
Do qual destaco o prefácio!
"Amizade: argumento difícil, pouco popular nos tempos que vão correndo; termo incrementado, desperdiçado, explorado, destruído, mal utilizado.
E, no entanto, para mim, importante, importantíssimo, quando considerado na sua verdadeira dimensão, a original, a primeira de todas.
Na realidade, nunca chamei amigo a uma pessoa que não conhecesse e que não amasse profundamente.
Nem nunca chamarei.
Menos ainda confundi um conhecido, uma pessoa simpática,alguém que atraísse, por quem sentisse estima, um irmão, um companheiro, com um amigo.
Nem nunca vou confundir.
Só agora escrevo sobre a amizade, porque ela é, para mim, se a considerarmos na sua dimensão amadurecia e responsável, fonte de prazer e de bom senso.
Não é privação, vazio, hábito, rotina, normalidade, comodismo ou interesse.
É uma capacidade.
É a fonte onde se pode ir beber a vida a partir das raízes mais recônditas, profundas e misteriosas.
É uma fonte milagrosa.
É uma fonte de vida eterna.
Assim concebida, a amizade é uma contínua viagem interior, fascinante, ainda que por vezes dolorosa.
Para atingir a amizade na dimensão que eu entendo correcta, é necessário limpar o nosso coração de todos os mecanismos prejudiciais da personalidade, que ludibriam, tornam irresponsáveis e impossíveis as relações com a verdade, logo com nós mesmos, com os outros, com o Mundo e com Deus.
Ser verdadeiramente amigo significa acordar continuamente para uma vida nova".

Valerio Albisetti

Sem comentários: