sexta-feira, 14 de outubro de 2011

O Coaching Abre Caminhos



Convidaram-me para assistir a uma conferência de Coaching na AEP, garantindo que iria gostar e vinha mesmo a propósito para o que vislumbro para o futuro.
 Lá fui com a curiosidade estampada e a certeza que não iria dar o tempo por perdido.
Para quem não sabe o que é o Coaching, desde já vos digo que é, na óptica dos intervenientes: a arte de ajudar em atingir as metas propostas por quem se lança nesse desafio, com a vontade de construir um mundo melhor e fundamentalmente, só nós podemos ser o elemento principal de mudança.
E convidado a resumir depois do que assisti, só me saiu esta simples frase, porque de poucas palavras se caminha rumo ao futuro: O Coaching é um desafio e ao mesmo tempo um fascínio!
Mas centrando-me no que presenciei, destaco os testemunhos de quem conseguiu pôr em prática tudo o que aprendeu com o Coaching, nomeadamente na melhoria da sua actividade profissional.
E desde a Saúde, onde as melhorias nos cuidados dos doentes foi evidente.
Passando pela Industria, que levou um jovem promissor ao desenrasque de uma agenda mental que deixava brechas com significativas perdas de tempo. No agrupar antecipadamente das tarefas levadas a cabo no dia seguinte.
Também o Ensino como não podia deixar de ser, foi levado em linha de conta e pela boca de um experiente comunicador. Apercebi-me das enormes vantagens por ele empregue, na preparação das suas conferências, ou aulas na faculdade, onde conquista os alunos com alternativas para fazer face aos possíveis relaxamentos.
Mas o melhor estava para vir e, perante um senhor bem vestido, onde desde logo reparei um crachá da bandeira de Angola na lapela. Se prontificou para nos brindar com o seu testemunho.
O cenário era extraordinário e a palavra ONTEM, enchia todo o espaço.
E o ONTEM era o inicio da vida deste angolano de alma e coração!
Falava numa linguagem simples, mas tão penetrante que logo, logo nos entrou bem dentro.
Foram uns minutos onde dezenas e dezenas de assistentes se renderam a este homem que nasceu no meio de uma guerra civil e cresceu a fugir aos tiros de quem queria martirizar ainda mais esse país.
Ainda no ONTEM, esse homem deu-nos o testemunho da enorme tarefa que o governo de Angola lhe incumbiu de realizar, que na altura parecia para ele ser o seu fim, mas foi o começo de uma carreira que lhe levará a grandes conquistas, disso tenho a plena certeza.
O HOJE, foi descrito numa simples frase “ O hoje é o eu estar aqui com vocês e, o hoje é isto”! Tão simples como dois e dois serem quatro.
Finalmente o AMANHÃ!
O amanhã caminha com todo o seu saber. E com a ajuda que o Coaching lhe ofereceu, mais certo ficou de ter a certeza de atingir os objectivos por ele traçados,” já que se queremos algo na vida, conseguiremos alcançar custe o que custar”
E os seus objectivos passam por servir o seu país, o seu presidente. E terminou com os braços abertos dizendo: “sou um cidadão do mundo!
A plateia rendeu-se a este homem, com um testemunho um pouco dramático no inicio, que comoveu. Conquistador no auge da sua adolescência que encantou.
 E promissor por estes anos fora, já que se prevê uma carreira política em prol de uma Angola a crescer a olhos vistos.
Tive o prazer de o cumprimentar e trocar umas gratas palavras. E verificar a simpatia por ele transmitida, numa nova vaga de jovens com talento que de Angola brota como o vento.
  Ainda a viver este testemunho, o engenheiro Abreu, o rosto do Coaching, homem com uma capacidade em comunicar estonteante, que nos invade a cada instante.
Ressalvou o percurso do mesmo, lembrando que embora tão tenro, mas já formou centenas de conquistadores que se notabilizam nas suas empresas. E outros, alcançam as metas para construírem os seus negócios.
Finalizando esta conferência que deixou um arrepio de satisfação e um fascínio para alcançar.


 

3 comentários:

Anónimo disse...

Antes de mais a minha mais calorosa felicitação por ter estado num espaço onde a sua figura e acima de tudo o nome de Angola sairam enaltecidos com a felicidade de ter sido pela sua propria voz.
Acredite que fiquei maravilhado com a sua veia poética, pois o texto é um claro indicador de que tem mais uma faceta a explorar. Bem Haja. Parabens.
José Maria

Nuno Pereira disse...

Agradeço a forma simpática como me felicita!
Gostaria de saber quem é e se por acaso nos cruzamos nesse evento!

Anónimo disse...

Quando existimos, temos de dar sentido e viver a altura desta existência.
Nasci para servir o Mundo.
disponha.
saudações amigo Nuno Pereira