segunda-feira, 31 de dezembro de 2012

Bons e Velhos Tempos



A chuva afastou toda a gente das últimas bebidas do ano, enquanto se desejava umas boas entradas para o ano que aí vem.
De facto o dia está péssimo, não deixando ninguém sair á rua, para as ultimas compras de um fim de ano a pedir clientes, para as variadíssimas iniciativas por esse país fora. E praticamente reduziu ao fiasco as que tinham o ar livre como rampa de lançamento para a entrada do ano que todos temem.
Lembro-me de neste dia que antecedia a viragem do ano, juntar-me com os amigos e curtirmos a azafama da baixa citadina cá do sitio e por entre os copos de porto, fazermos um balanço do que mais deu nas vistas no ano que estava a dar as ultimas e era um pagode, quando nos lembrávamos das acrobacias mulherengas que fazíamos para sacar um rabo de saia.
Bons e velhos tempos!
Camaradagem de oferecer a manta a quem tinha frio.
 De partilhar a casa de férias com quem tinha menos posses.
De galgar estradas para passar o fim de ano, com o carro do pai, já que carros nossos era um luxo e os pais dos menos afortunados só tinham a motoreta e aí de quem pegasse nela.
De empurrar a irmã da namorada para de uma enfiada namorarmos como uma irmandade.
De esperar que os tios do bolinhas, adormecessem nos braços um do outro para ele saltar a janela e pular para a diversão.
De nos encostarmos no muro do Lamela em noites quentes de verão e por entre cigarros cravados aos que já trabalhavam, abraçarmo-nos já quentinhos pelas cervejas e prometermos que seriamos inseparáveis.
Hoje cada um vai passar este ano onde bem entender, juntando as famílias a seu belo prazer e eu já me preparo para reencontrar familiares que percorrem a Europa em busca do trabalho que lhe retiraram neste país já sem faróis para guiar o povo rumo à gloria.
Reencontrar familiares com a árvore das patacas plantadas nos beirais da piscina ao ar livre.
Reencontrar familiares com o credo na boca, já que o orçamento encolhe a cada dia que passa.
E todos juntos no quentinho da enorme lareira que a espaçosa casa oferece. Iremos nos divertir e beber uns copos para afastar o mau-olhado que este novo ano parece carregar.
A partir de amanhã logo se verá!     

Sem comentários: