quinta-feira, 28 de abril de 2016

Festa das Cruzes




Estamos quase a terminar Abril e a Natureza rebenta de beleza.
Mas o frio veio fazer das suas e em muitas localidades a neve apareceu sem ser convidada.
Desde segunda-feira, que a chuva impera e o frio arrefece os sorrisos de quem já tinha guardado na mala, que serve de estímulo para regressar uns dias ao país plantado à beira mar, as roupas pesadas que durante longos dias agasalhavam as saídas diárias.
Dias tristes! Que levam a semana para o seu final e prevê-se um fim-de-semana fechado a sete chaves, no quentinho da casa.
Vai entrar o mês de Maio, mês de feriados e aniversários, espero que o calor apareça de vez e arrefeça as saudades das Festa das Cruzes, que dão um encanto à minha cidade e a levam para a ribalta, como sendo a primeira e a mais bela romaria do ano.
Festa das Cruzes, tantas memórias trazes contigo a cada ano que voltas, mesmo que nestes últimos dois anos não possa admirar toda a tua beleza que engalana a minha cidade Barcelos.
São dias de intensa barafunda!
E a cidade farta-se de movimento e agitação.
As noites vestem-se de música.
De jovens sedentos de divertimento e aos milhares palmam as ruas e transbordam de alegria os bares, numa azáfama para colher o pé-de-meia de um ano.
Que saudades. De ouvir os concertos na avenida lotada, agarrado ao calor de uma voz, cantando as músicas bem conhecidas tão perto do ouvido que o meu corpo estremecia de anseio.
 Que saudades. De percorrer a feira repleta de roupa e calçado, de enchidos e doces regionais.
De produtos agrícolas da beira-mar e da louça regional. Com o famoso galo de Barcelos como estandarte principal.
Que saudades. De ser bombardeado numa Batalha de Flores que cobrem o centro da cidade de cores variadas, fazendo descer às ruas, o arco íris magnifico que afasta as nuvens negras do céu e por dias, dos Barcelenses!

Sem comentários: