sexta-feira, 15 de maio de 2015

Via Verde para S. Bento




Doutor Domingos Pereira o homem forte do PS em Barcelos!
Está prestes a sentar-se em S. Bento, segundo as recentes notícias. Corolário de uma ascensão meteórica num concelho em que o PSD era rei e senhor.  
Desafiou a cúpula Socialista que se encostava no Porta Nova, depois do expediente e na refrega do último café na Colonial, por mais conversa de treta que usassem, não se convenciam que com eles o PS nunca derrotava Fernando Reis e companhia.
Foram anos mais do mesmo. Até que o Doutor Domingos, resolveu dar um murro na mesa Socialista e avançar contra tudo e contra todos.
Venceu as eleições Autárquicas, sendo o número dois, oferecendo a linha da frente ao outsider, que de surpreendente, passou a dar cartas (e que cartas). Para espanto de quem se acostumava às cadeiras almofadadas já poeiradas de laranja.
Na minha casa só eu acreditava!
Desde novo que subia os velhos degraus da antiga sede Socialista, para tentar mudar o que felizmente muitos anos depois sucedeu.
Mas deixou marcas, o meu pai de boca aberta mas desta vez sem filosofia que o salvasse, apoiante dos velhinhos do PS, convencido que não seria desta que o PS subia os degraus dos Paços, viu assim  terminada uma carreira de político (da Freguesia), de trazer por casa.
O Doutor Domingos foi meu vizinho. 
Várias vezes o observava já a noite ia avançada, fumando o seu cigarro enquanto percorria o passeio que rodeava os vários blocos e acredito falando com os seus botões, quando era chegada a hora, para se atirar aos eternos barões.
Agarrou no Miguel Costa Gomes, outro meu vizinho, este de porte altivo. Que não via a hora de se afirmar no concelho, só esperando ter um braço forte, para se agarrar e assim pisar qualquer caminho, na certeza que no final teria por fim o que tantas vezes (acredito), sonhava.
Por isso chegou a hora ao Doutor Domingos, de pôr os pés ao caminho. Mais vale tarde do que nunca e mostrar aos velhos do Restelo, que ainda se pode encontrar políticos, que desafiam a vontade de nada voltar a ser como dantes.

Sem comentários: