domingo, 16 de outubro de 2016

De quem por Vezes




Domingo maravilhoso!
 Sol pelos cantos da casa, oferecendo calor e luz aos campos verdes e fartos de falcões, águias, veados, javalis e tudo o que é passarada!
Num passeio matinal, percorro a longa estrada que curva à esquerda, seguindo o seu rumo ligando meia dúzia de casas e fazendo barreira a longos campos que se assim não fosse, não teriam fim.
Não se vislumbra viva alma!
Mas o dia está formidável.
O sol brilha bem alto, depois de a noite me presentear lua cheia, quando regressava de libertar o peso de uma longa semana, metido em quatro camadas de roupa, para fazer frente ao vento maldito que transportava o frio das montanhas, não muito longe, já carregadas de neve bem visível.
No decorrer do passeio, olhando o céu azul com poucas nuvens que impedem de lhe turvar a cor. Vou absorvido por pensamentos recentes que me retraem por momentos, fazendo uma pausa sentado na única paragem, que se vê nos longos quilómetros até chegar ao coração da vila.
E relembro onde estou e onde estava não há muito tempo atrás.
Que mudança. Que diferença de estado de espírito. Que tranquilidade que respiro!
Tão longe do meu mundo e bem perto de mim mesmo!
A Natureza oxigena-me a esperteza em servir quem aposta em mim, obtendo o proveito tão necessário para o meu sustento.
A Natureza oxigena-me o corpo, para ombrear com as duras traves da empreitada, erguendo deste modo os muros, que não são mais que almofadas ancoradas.
A Natureza transforma-me num lago serpenteado, para cobrir as curvas diárias que no caminho que percorro, surgem do nada.
E é deste modo que os dias se desenrolam. Com o Domingo ainda a oferecer o sol, que se desloca para as costas da casa. Sendo tempo para preparar a próxima semana, sempre a melhor, porque é a altura de receber o mês e a casa volta a ter alegria de quem por vezes gasta tudo num dia (passe a expressão).


Sem comentários: