quinta-feira, 19 de março de 2009

O Meu Dia, do Pai


Dia do pai!
Dia do homem que é o expoente da família. Que se quer unida, feliz e próspera!
Dia do pai!
Pai que antes de o ser. Caminha na reflexão de uma procura, muitas das vezes exigindo enormes sacrifícios, que se venha a concretizar na esperança de amar a mulher e assumir um enlace que se prevê sem fim. Estendendo os ramos da fecundação, que o eleva à paternidade de um ou mais seres.
O meu dia! O dia mais importante do ano! Porque hoje ser pai é estar constantemente no fio da navalha.
Na fronteira que divide o saber educar. Com o, será que sou capaz de educar os filhos, que amorosamente decidi por neste mundo!
O pai que sou eu, sabe perfeitamente que os filhos no aconchego do lar são tão dóceis e carinhosos. Mas cá fora, no mundo repleto de tentações e ódios. Podem ser autênticas bombas ambulantes, ou exterminadores implacáveis. Como se tem infelizmente nos últimos dias assistido.
Neste dia que manhã bem cedo, mostrou a beleza de um sol que cobrirá o dia do Pai, levei um à escola.
Outra ficou com a mãe, para seguirem caminhos diferentes.
E ainda outro esgravata no Porto, calcorreando os labirintos da Faculdade, rumo ao Futuro.
Sinto que são filhotes ainda na idade da chupeta!
Tão meigos, que se emocionam deixando as lágrimas escorrerem-lhe pelas faces macias. Quando é altura de uma reprimenda, ou quando não dizemos ámen com o que eles pensam que foi o que exactamente aconteceu.
Tão puros, nas suas conversas fortuitas de uns namoricos, que dá os primeiros passos e que segundo dizem a porta da entrega ainda tem muitas voltas de uma chave bem difícil de rodar.
E tão ingénuos, fazendo finca-pé de mostrarem que sabem tudo, mas quando a necessidade aperta, correm logo para os braços do Pai, num socorro fácil de auxiliar e amorosamente reconhecido.
Dia do pai. Dia de comemoração para todos os Pais!
Pai apesar de algumas duvidas, à só um!
Aquele que o vê nascer!
Aquele que noites e noites ampara um ser indefeso, rechonchudo e maravilhoso!
Aquele que o guia pelos caminhos da verdade, pelos caminhos do respeito e amizade!
Aquele que tira da boca para lhe oferecer, matando a fome a quem é incapaz de se auto sustentar!
Aquele que o protege com a própria vida!
Aquele que é PAI………..PAI…….PAI!
Neste dia que todos os Pais se lembram que o são, ou então que é o dia do seu Pai. Deixa-me a dúvida de que o que eu sinto neste dia, será o mesmo que o meu Pai sente.
Ele tem os seus filhos, eu os meus. Imagino que a sensação dele coincide com a minha. Vivemos em gerações diferentes, hoje o mundo é mais exigente na protecção dos filhos em relação ao mundo dele.
Mas por via das dúvidas, logo no final do jantar irei dar uma saltada aos velhos e trocar dois dedos de conversa e assim no final, juntar o conteúdo do bate papo do dia do Pai e tirar as minhas conclusões.

1 comentário:

OnlyMe disse...

Espero que o teu dia tenha sido muito agradável porque mereces.
Desejo-te um bom fim de semana. Bom descanso.

Jinhos :)