terça-feira, 31 de março de 2009

Quem Não tem Cão Caça com gato!


Eis a grande expressão que simboliza, todos aqueles que não tem capacidade para ombrear com o adversário, porque à partida se sente já derrotado.
Isto vem a propósito das laçadas enviadas de uma forma indirecta pelo PSD, sobre o PS principalmente sob a sua figura José Sócrates. Na desesperada tentativa de não perder o comboio para disputar as eleições que estão a um passo.
E como dentro de portas o PSD é um pantanal de trocas de galhardetes, onde a cadeira do responsável máximo, nem tem tempo, para acomodar as formas de quem lá se senta. Porque quem está fora, mexe os cordelinhos para lhe fazer a cama e pum! Toca a substituir.
Primeiro foi o mais conhecido Marques Mendes!
Pessoa de experiencia nestas andanças da politica. Abraçou vários governos laranjas e liderou a tribuna do partido no Parlamento.
Pensou-se de pedra e cal, mas numas eleições internas, onde a sua vitória era só um arrastar das horas para se saber a contagem dos votos. Mas surpresa das surpresas o candidato das bases destronou o apostolo e saltou para os braços dos desconhecidos militantes laranjas que só contam para as votações, mas neste caso foram os principais responsáveis para a queda do histórico PSD, que ainda mantinha o barco a flutuar, apesar do abandono dos anteriores timoneiros para os grandes cargos (e tachos) nos apetecidos grupos económicos que comandam este pequeno país e não só!
Vitoria, vitoria! Chegou o meu momento! Pensou o Luís Filipe.
Entrou a matar! Cheio de ideias para o partido. Cheio de sonhos para que o partido regressasse a um passado não muito distante onde era dono e senhor da governação deste país virado laranja do norte ao sul e Ilha da Madeira. E gozando de meia comunicação correr a tudo que era poiso do novo líder, era a um assistir de autênticos shows de entrevistas e mais entrevistas.
O sonho durou pouco! Os tubarões laranjas vindos de fora para dentro, puseram aquela cabeça do Filipe Meneses, ainda inchada com a vitória, mas desguardada para a desforra numa autêntica manta de retalhos, que meia dúzia de meses depois estoirou num matagal de estrelas e mais estrelas, que levou o pobre coitado a renunciar.
O partido estava num caos, o que levava o PS, a governar a seu belo prazer! Mas o PSD, num arrufo de persistência lá conseguiu chamar para dirigir os destinos do partido até às eleições a Manuela Ferreira.
Coitada. De tão pressionada que foi, aceitou com cara de poucos amigos a herança nefasta de dirigir o partido nesta fase, uma autêntica faca de dois gumes.
Venceu um PSD, vindo laureado como presidente antes da JSD, que estava há imenso tempo a invernar e com um sonho só confessado à almofada todas as noites ao deitar: e se me acontece o que aconteceu ao Filipe! Só a vitoria claro, só a vitoria! Seria o maior do PSD e dava azo ao meu sonho desde dos tempos da jota, onde era líder e rei! Não venceu, mas deu-lhe um sinal positivo para o futuro e o futuro a Deus pertence!
E a Manuela, lá vai remando contra a maré, sem alegria, sem pachorra para enfrentar um Sócrates obstinado na perseguição à sua pessoa e que a Nelinha, não tem a mínima força para contrariar e até fazer desse desabafo repetitivo de Sócrates como um trunfo a seu favor.
É nesta fase uma líder sem chama, sem capacidade para argumentar o que quer que seja e mais, dá-me a sensação, que assume o cargo de líder do maior partido da oposição, sem a mínima pachorra para o fazer. - E que raio de amigos que tenho, que me empurraram para este autentico martírio! Pensa ela vezes sem conta!
Perante este cenário, que vem durando tempo perigoso, levando a que o PSD caia, num buraco sem fundo. Nada melhor que usar todas as armas que nos colocam ao alcance das mãos e então se não posso caçar o PS, de uma maneira vou tentar apanhar os podres do Sócrates de outra.
Serviços secretos do PSD na rua e toca a vasculhar a lixeira das conspirações. E então surge o começo da campanha Anti-Sócrates!
Primeiro veio o tal famoso diploma de engenheiro, que Sócrates diz que é limpinho como a agua que corre nas fontes e que alimenta o povo que ele com todas as forças lidera e olha o seu bem-estar.
Durante dias e dias alimentou uma Sociedade Portuguesa, ávida por mexericos quanto mais não seja para alimentar quatro canais e dúzias de revistas e jornais. Sócrates defendeu-se de peito feito e assim conseguiu, algum tempo depois, arrefecer os ânimos de quem queria ganhar algo com esta novela do: é ou não é engenheiro!
E de facto o homem é engenheiro e o PSD, nada ganhou com esta guerrita de trincheiras e viu os problemas dentro do partido agudizarem-se, com já fiz referencia.
Até que surgiu o caso Freeport!
Um caso que está a fazer correr muita tinta! Sócrates bem tenta justificar o que bem parece ter pouca margem de justificação. Ele pára tudo para falar ao País, sobre a cabala que estão a fazer contra ele. E remata de dedo em riste “Não me vão parar. Nunca! A minha missão é servir o país e é para o país que eu vivo.
Mas os sanguessugas que agora já apareceram à luz do dia, ligados indirectamente ao PSD e directamente à direita. Não desarmam e vão desencantar bem fundo do jardim de Éden, as provas que incriminam Sócrates e compinchas.
Mas Sócrates uma vez mais, aparece quase encolerizado e pela última vez repete que não tem nada a ver com o caso Freeport e ás pessoas ligadas directamente a ele.
Os amigos da desgraça de Sócrates não desarmam e bem perto das eleições Europeias, o caso Freeport emerge de uma encubação premeditada.
Agora existe um DVD, que prova entre conversas de ingleses, que Sócrates está metido em sarilhos.
Sarilhos de alguma gravidade. Que levaram Sócrates numa prontidão que faz sentido, a processar todos aqueles que de uma maneira ou de outra estão ligados a esse mesmo DVD.
Uma certeza tenho!
Nada. Mas mesmo nada, fará o PS e o seu líder a desistir de chegar ás eleições que estão à porta de todos nós.
Nenhum caso que surja das catacumbas dos golpes baixos, onde acredito o PSD está enterrado até aos olhos. Fará mudar o rumo da galgada do PS, à vitória.
Os casos que enchem o quotidiano irão num curto espaço de tempo a ser arquivados.
Passarão á história e com ela o PSD registará o passar de uma fase seca de ideias e de pessoas sem capacidade para levar este partido a lutar por uma vitoria que poderia ser nesta altura como um dado adquirido, mas que infelizmente para muitíssimos de nós será, a continuação da governação do PS, para o bem e para o mal. Mais mal, porque milagres já não existem para mal dos nossos pecados!

Sem comentários: