sexta-feira, 16 de março de 2012

O Futebol Alimenta a Fome


Digam o que disserem, o futebol alimenta cada vez mais as paixões. Alivia as depressões e atenua as desilusões quotidianas.
Ontem foi a prova disso!
O Sporting frente a frente com o gigante inglês, a abarrotar de libras saídas das arábias como se de uma lamparina Aladina se tratasse. Tombou todo esse monte de riqueza num sofrimento digno português e fez com que os ingleses, não mais se esqueçam deste clube que vive momentos financeiros graves, mas que deixou a pele sem precisar de correr atrás do prejuízo.
O futebol anda nas bocas dos portugueses. E vá se lá saber o porquê este país de 10 milhões de gatos-pingados (como a Europa nos vê), tem dois clubes por sinal da capital nas altas andanças da bola europeia.
Primeiro o Benfica, já dado como campeão, agarrado ao conforto da vantagem adquirida e puxando dos galões do maior clube nacional, vê num abrir e fechar de olhos, a vantagem diluir-se e pior, passando para a retaguarda de uma candeia que pouco iluminou as aspirações. De um momento para o outro, volta à ribalta numa atmosfera frenética e já hasteia a bandeira encarnada, com a águia a voar bem alto, levando a que a nação benfiquista levante novamente a cabeça e siga o voo em direcção ás conquistas finais.
 Agora o Sporting, que marinava sucessivamente, ano após ano. De repente ferve de orgulho e raça de leão e volta a rugir como rei da relva, mostrando a quem chegar do sorteio que tem que fazer pela vida para não ser dilacerado pela fera, que embora adormecida nas paisagens alentejanas meses a fio. Levantou a juba e está pronto para reclamar o seu território.
Também o Braga. Pé ante pé lá está colado aos grandes, dependendo só de si, para passar do sonho à realidade e de uma vez por todas, dizer alto e bom som, que para sermos campões basta vencer os papa campeonatos do costume e assim fazerem história neste país a abarrotar de conquistadores  e infelizmente agora de angariadores.
Como se nota, os portugueses vivem o futebol e tanto os Benfiquistas, os Sportinguistas, os Bracarenses e até os Portistas, sempre candidatos ás medalhas da rotina. Têm que forçosamente, porque o momento assim o exige de falar e até viverem o futebol.
Assim temos o futebol na boca do povo. Tanto melhor, esquecendo por horas as angústias diárias.
Estou em querer que o futebol vai ajudar a que os juros da divida baixem até que a época termine e queira Deus que traga conquistas e alegria.
   

Sem comentários: