segunda-feira, 9 de abril de 2012

Toda a Família Reunida


Toda a família reunida, ou quase toda, num convívio que já se tornou obrigatório.
Por entre comes e bebes, falou-se de tudo um pouco.
Uns, claro, do momento actual em que o país vive.
 Outros, mais as mulheres. Dos filhos que estão no estrangeiro, num final de curso que trará as dores de cabeça para conseguirem porem em prática o que aprenderam ao longo de vários anos.
 Os restantes misturavam temas, consoante o grupo onde se encontravam e como na véspera se assistiu a mais um jogo onde o futebol continua a ser rei. Era o tema em destaque no seio dos mais novos, que até mete vestimenta azul foleira.
O almoço estava apetitoso, cabrito da Páscoa. Salmão para os mais delicados de estômago e uns filetinhos, para quem adorava petiscar de tudo um pouco.
Depois do café com o lago do parque em destaque, o sol forte mas a saber tão bem que até deu para as meninas mostrarem os braços, ainda branquinhos. Partiu-se para a futebolada tao ansiada como desejada.
Os da Venda são réis e senhores do jogo!
Tiago e Hugo dominam o jogo, tanto nas alturas, como à flor da relva sintética.
Força neles é para dar e vender e como tive a sorte de jogar pela equipa onde eles se instalaram, foi mais fácil esconder a certeza de que os anos já vão pesando, neste corpo a precisar de muito desporto.
 Foram duas horas de golos de belo efeito, com guarda-redes improvisados pelo lado adversário, menina bem formosa, com atributos gostosos e mais tarde menina ou menino, (ficou a dúvida). E no nosso lado Zé Ribeiro, carradas de anos a defender as balizas, dando espectáculo com defesas aparatosas e brindes a miúdo de nove anos, quase colado à sua barriga já redondinha de tanta boa vidinha.
No final uma nota para as grandes figuras da tarde, Duarte Nuno e Diogo Ribeiro. Encheram o sintético com golos. Principalmente o Diogo, cheio de força, fazendo esquecer o seu pai. A grande figura destes convívios, Tone Bouchinha.  
No regresso ao parque como a fome apertava, foi o devorar do que restava.
Foram-se as pataniscas, o presunto, os cocos, o pão e as mines. Eu sei lá, foi tudo o que havia por lá!
Recordou-se bons momentos e também aqueles que continuam a deixar saudades. Enchiam estes convívios de alegria e sabedoria.
A família cresce e já vai na terceira geração, onde os mais pequenotes saltam, brincam, até o soninho os tornarem chatinhos. E ainda faltaram os três mosqueteiros, aí se viessem, aí se viessem………
Para o ano lá estaremos, espero que os mesmos, mais, os que por motivos de força maior, não puderam neste ano. Assim tornamo-nos mais unidos numa família que pautou esse princípio!

Sem comentários: