sexta-feira, 25 de janeiro de 2013

O Rei faz Anos



Comecei por ser do Benfica, porque só ouvia falar em Eusébio!
Pouco o vi jogar nos seus momentos áureos, porque ainda gatinhava pelo corredor que ia de uma ponta a outra da casa.
Mas logo que pelo meu apego ao Benfica, me apercebi da extraordinária capacidade de Eusébio, para jogar e fundamentalmente marcar golos. Fiquei extasiado com este homem.
Enumerar jogos deste homem, onde fazia a diferença no meio de uma equipa toda ela servida por jogadores fabulosos. É cansativo, já que cada jogo é uma história que ficou nos arquivos para servir de testemunho, aos jovens que tocam numa bola e estão destinados a serem futebolistas.
Ele corria como uma chita, na busca da presa (baliza), com tamanha arte e bravura que forçosamente a presa teria que entrar pelas redes dentro.
Ele desafiava os apostadores e obrigava a pensar duas vezes quando o Benfica e a
Selecção Nacional, pisavam qualquer relvado por esse mundo fora.
Ele era operado aos malfadados joelhos vezes sem conta, como forma de curar as entradas dos brutamontes adversários. que só assim o paravam rumo á baliza contrária.
E como qualquer jogador, ganhar era o limite. E mais além era o golo sempre presente.
Valia o seu peso em ouro!
Mas os escudos que entravam no seu bolso eram secundários, já que o amor ao Benfica não tinha preço. E muitas vezes teso, é que brotava as grandes jogadas.
Chorou em pleno relvado, em ombros almofadados. Era a criança a brotar, quando tinha à mão o brinquedo tão querido e deixou-o ir por água abaixo.
Venceu tudo o que havia para vencer e só não mais amealhou, porque a Selecção não superou as artimanhas inglesas para travar Eusébio e companhia.
Só me mete nervos quando fala. Parece que está com a língua encravada.
Os humildes são assim! Feitos de poucas prosas e fuga aos holofotes da ribalta.
Por isso o mundo futebolístico o adora!
Ainda recentemente foi-se abaixo das canetas e mergulhou uns dias prolongados num relvado, todo branco.
Mas Eusébio da Silva Ferreira é homem de sete vidas, como o foi das sete operações para por os joelhos em forma.
O povo amante da bola e não só, porque ele já faz parte da nossa história, rezou a bem rezar para que recuperasse o mais rápido possível. E ele aí está aos setenta e um anos rijo como uma rede onde só paravam as bolas, como misseis teleguiados.
Parabéns grande Eusébio!

Sem comentários: