quarta-feira, 21 de janeiro de 2009

A Coroação Com Emoção de Obama


Obama simplesmente mostrou que é exactamente como nós.
O nervosismo patenteado e um completo bloqueamento no juramento, momento tão solene e rodeado de enorme simbolismo histórico. Mostra que Obama acusou todo aquele momento tão grandioso que o consagrou Presidente da América e olhando para o momento que atravessamos. Presidente de todo o mundo, pelo menos enquanto a América não retornar a patentear a sua forte economia.
Obama por momentos foi traído pelos longos meses em que o seu nome foi a mensagem da esperança e cedeu. Cedeu ao peso enorme que carrega naqueles ombros, ainda pouco preparados para tão grande desafio.
Mas logo se recompôs!
E num discurso simples. Entendivel para qualquer pessoa que o escutava atentamente e orgulhosa. Lançou o vincado repto, para fazer frente ao rebuliço sem precedentes que a América mergulhou.
Entoava as palavras, ciente que iria conseguir concretizar as soluções que espalhava boca fora, para os Americanos extasiados com o momento e para o resto do mundo boquiaberto com tamanha investidura.
O discurso continuava, com as palavras a saírem com uma cadência ritmada e convencido, que chegavam ao entendedor mais vulgar que o ouvisse.
Era um discurso feito para todos, já que todos são poucos para levantar a economia americana e mundial.
Os pontos eram fáceis de entender! Porque todos os dias acordamos com eles a baterem-nos à porta e apelava aos americanos que sempre superaram todos os desafios que lhes surgiram nos já longos anos do nascimento dessa grande nação, para a sua intervenção cívica, como o grande baluarte ao verdadeiro progresso de uma sociedade. Da sociedade Americana.
Obama conquistou ao tomar posse o mundo inteiro!
Não defraudou os fanáticos que tudo deram para que a sua eleição, não passasse de um sonho puro e luminoso!
Não defraudou os que logo perceberam que ali estava um grande homem. Feito de simplicidade de humanidade e que uniu todas as raças!
Não defraudou quem ansiosamente esperava por este momento que superou a mudança de século, no seu significado e no que vai representar para a unificação do mundo numa altura crucial para todos nós.
E estou plenamente convicto, que superou as reticências dos poucos indecisos na capacidade deste homem de cor, que a curto prazo saberão dar o justo valor à sua capacidade e serão, também num curto prazo, aliados de peso para fazerem caminhar as medidas patenteadas e necessárias já avançadas por Obama.
Todos temos que ter em mente! O homem é humano não faz milagres (apesar de se saber que se eles existem, só a América os pode tornar realidade), nem é nenhum Deus!
Um por todos e todos por um! Foi a solução mais pratica e mais eficaz, em situações semelhantes de penúria económica e financeira. E outras mais, ao longo da história.
A festa terminou! Agora abrem-se as portas à realidade nua e crua que vivemos e que teremos que ultrapassar.
Este homem irá ser pau para toda a obra! A história irá se encarregar de o avaliar no final da sua obra.
Serão oito anos de uma correria infernal, para no final concluir que a missão foi cumprida E os sucessores só terão que seguir o caminho tão sofredoramente desbravado!

Sem comentários: