quarta-feira, 14 de janeiro de 2009

Cristiano Pés de Ouro


Cristiano Ronaldo venceu e convenceu o universo futebolístico!
Cristiano Ronaldo o menino de ouro! Brilhante designação dada por quem vê nele o papa troféus. E de quem se apodera de todo o seu talento, na ferrenha disputa pela sua imagem e do que dela poderá espremer em proveito do investimento e até na golpada do aproveitamento.
Este ainda jovem, que já tudo possuiu. Ainda não há muito tempo era um garoto como tantos outros. Cingido a uma ilha, onde a companhia do mar era o guardião do seu sonho ainda em embrião, para lhe dar o começo da luz, na evolução do seu crescimento.
Calcorreava os campos de futebol da ilha, na explosão de um talento já de si enorme, mas ainda confinado ao redor do seu canto familiar.
Alguém cá do continente o descobriu!
Alguém com a visão de caça talentos o “roubou”, do seu meio de infância e pegando-o ao colo transportou-o suavemente por cima do atlântico e pousou-o em terra firme na aldeia sportinguista.
A ilha abriu-se de par em par, para o seu menino ir de encontro à fama. O mar tantas vezes autentica muralha de aço na segurança dos habitantes desse pequeno calhau que flutuava no meio da imensidão das suas águas. Desta vez teve que abrir alas autentico milagre da era Moisés e acompanhou a viagem do prodígio que dava o primeiro passo de encontro a outro mundo.
Longe da família, longe dos garotos da sua idade tantas vezes cobaias das acrobacias futebolísticas que eram autenticas partidas para aperfeiçoar o dom com que nasceu. Abraçou o enorme desafio e apostou tudo no que sabia: jogar à bola!
Fosse contra quem fosse, o objectivo era a vitoria. E a certeza na gloria em conquistar o céu para ele e para os seus familiares, tantas vezes obrigados a ter que dar tudo e desse tudo pouco tinham para dar.
Mais tarde o talento já não tinha espaço no nosso país para se expandir. Aterrou em terras de sua majestade e rapidamente conquistou, quem dificilmente se deixa conquistar por alguém que aterra no seu espaço com ganas de ser o maior.
Ouviu e aprendeu mais e mais!
Com quem sabia do ofício e com predestinação para amparar e sacar todo o poderio de um jovem ingénuo da vida. Mas adulto em transformar simples toques numa bola em autênticos passos de dança, fluidos nos relvados cheios de adeptos ávidos em artistas que dão vitorias e marcam golos.
Venceu no Manchester, venceu na Europa e recentemente viu o mundo naturalmente destinar-lhe o trono do poder. Dada a abnegação por um querer que lhe estava na alma desde a nascença.

1 comentário:

OnlyMe disse...

À pessoas que nascem com um dom... o Cristiano Ronaldo é uma delas! Espero que saiba sempre gerir esse grande talento e tudo o que o rodeia.

PS.Gosto sempre tanto de te ler lá no meu cantinho. Só é pena que não fales mais aqui sobre os sentimentos e o que te vai na alma. Mas estás sempre à vontade para me visitares e dizeres da tua justiça! ;)

Jinhos :)