quinta-feira, 19 de fevereiro de 2009

A Nebulosidade Que Tarda em Abrir


Acordo com um nevoeiro cerrado!
Esta frescura que envolve o espaço que percorro preconiza um sinal. O sinal da limpeza do mundo e que o sol ao abrir, traga noticias de renovação na melhoria das condições de vida para todos.
Delicadamente acordo o meu filhote para a chegada da hora da escola. Ele ainda dormitando, apercebe-se do tempo e como é dia de futebol na escola, fica desanimado porque o sol não rompe esta bruma densa, para lhe alegrar o semblante para que junto dos colegas ele possa mostrar os seus dotes de jogador e lhe espicace a vontade em se levantar.
Vou num salto comprar os bicos de pato que ele tanto adora. Barrados com planta e decorados com fiambre para ele acompanhar com o leite cor de chocolate que o Nesquik lhe dá forma.
Saímos apressados, a hora do começo da escola já lá vai. É preciso evitar que a empregada feche o portal, sinal de que o tempo de tolerância foi ultrapassado.
O percurso é curto, mas noto o desânimo naquele rosto ainda tão infantil deste puto que me orgulha e me faz acreditar que esta vida é bela!
Proporciona a cada dia momentos de felicidade onde os filhos são o expoente máximo de uma realização ao alcance de muitos, mas nesses muitos, alguns drasticamente esbanjam este milagre que a natureza nos proporciona para serem a continuidade da nossa imagem e do nosso saber. E alguns mais, coitados, tudo buscam para que as suas vidas lhes tragam um rebento mas infelizmente só adopção atenua o sofrimento.
Chegamos à escola que praticamente na paragem para o Duarte sair, atravessando a passadeira rumo ao portão quase sempre com a empregada esperando os poucos minutos que faltam para o fechar e dando a oportunidade dos mais atrasados de poderem entrar sem tocar à campainha e sem ouvir uma reprimenda não muito forte mas indicativa dos sucessivos atrasos. Relembro com nostalgia o meu tempo de menino nesta mesma Escola ainda possuía as imagens físicas da divisão dos recreios, onde os rapazes brincavam de um lado e as raparigas do outro. Mas tudo já tinha à muito acabado e as classes eram já mistas. E as brincadeiras eram em conjunto.
A minha professora era de Bragança e lembro-me de ela ficar de tal maneira impressionada com os meus conhecimentos que eu já levava para o primeiro ano, devido à minha mãe me ter ensinado, enquanto eu a ajudava a rematar obra. Que me elogiava perante as outras professoras e era o seu aluno prodígio.
De facto, eu fui para o primeiro ano com tudo praticamente sabido: Eu já sabia escrever o meu nome completo, sabia ler e também os números até cem e algumas contas de somar.
“Acordo”, com o buzinar de um condutor apressado e lá vou de encontro ao meu emprego furando esta bruma espessa que cada vez mais encobre o nascer do sol, hoje arredado das nossas vistas e é aguardado por todos para aquecerem o corpo e proporcionar alguma boa disposição nesta fase de continua crise mundial que atola as consciências e desaloja as projecções de um futuro que não à meio de abrir os horizontes para elevar a nossa auto estima.
Mas neste momento só quero que o sol desponte para aquecer o mundo e para o meu filho ter o prazer de brincar com os seus amigos na hora do futebol e logo ao ir apanhá-lo no final do ATL, ele feliz me conte as peripécias de um dia de escola. Onde cheio de entusiasmo fala, fala enchendo o tempo que demoro do local até a casa com lances de golos marcados de golos evitados e termine, pedindo-me que para o jantar, faça carne assada com batatitas pequeninas e redondinhas.

Sem comentários: