sexta-feira, 20 de fevereiro de 2009

O Espaço Da Inspiração Cria Amizades





Vou passar umas feriazitas aos Pirenéus para desanuviar o stress e encher o peito de ar puro.
Vou fazer algo de diferente. Esquiar, rebolar como uma criança, encher-me de neve pura e abraça-la tão intimamente para que ela penetre em mim e renove este corpo habituado aos vícios citadinos.
Ontem vesti-me a rigor com todo o equipamento necessário! Estava apto para enfrentar os desafios da neve e da montanha que me aguarda pacientemente.
Olhei-me no espelho e estava aprovado. Como estamos na época do Carnaval, posso sair à rua e com este disfarce, cativo os prémios carnavalescos que proliferam pelas festas da cidade.
Estou ansioso pelo dia! Pareço uma criança, como quando era um garotito e com o meu pai ia aos passeios de Fim do Ano.
Partíamos bem cedo. Escusado será dizer que nem dormia tamanha a excitação que me envolvia.
O autocarro enchia, carregado com os sacos a cheirar à comida, feita de madrugada para se conservar quentinha e os garrafões de verde tinto para dar para todos.
Normalmente só iam os homens com um ou dois filhos, não havia dinheiro para muito mais. Juntava-me aos outros rapazes e durante todo esse dia era uma alegria imensa.
Farnel na mão, a comida embrulhada em jornal para se conservar quentinha, boas pernas de frango, com os panadinhos para mim. A garrafinha do vinho para o pai e, o Sumol de laranja que eu bem gostava, mas só esporadicamente bebia. Tudo bem acondicionado nas cestas de vime, para alimentar as barriguinhas durante o dia todo.
E lá íamos, ao encontro normalmente de Santuários religiosos e percorríamos as cidades não muito longe da nossa, sempre com os adultos a cantar cantigas tradicionais e pegados nos cantares ao desafio.
………Ao ler o teu cansaço que te colhe a alma, já admirado pela falta de contactos da tua parte sempre pronta a um elogio e até a uma reprimenda suavezinha. Apetece-me ir aí buscar-te e levar-te comigo para partilhares a louca imensidão da neve e tudo o que a rodeia. Levando-te pela mão para escorregares montanha abaixo de encontro ao amontoado de neve que se acumula ao encontro do nosso corpo e nos cobre totalmente como uma bola de neve que cresce, cresce mediante o tempo que deslizamos e os gritos de “pânico” que soltamos.
E obrigar-te a gritares bem alto como forma de expulsares a tristeza o desânimo, para os confins da montanha, despertando os espíritos bons que lá habitam na esperança de eles te envolverem e com o seu calor divino te abençoarem e fortificarem o teu amor que sentes pelos que mais adoras.
Chego até ti pelas palavras que escrevo! O blogue partilhado deu-me o prazer de “conhecer-te”.
Sinto nestes poucos contactos, que ganhei uma nova amiga. Uma amiga cheia de sentimentos e preocupada em ajudar os que a rodeiam em detrimento de si própria.
Uma amiga que infelizmente a vida lhe tem trazido grandes amargos de boca, levando-a a ir um pouco abaixo, refugiando-a num cantinho para soltar as lágrimas que não consegue conter.
Como já és uma amiga e como infelizmente não poderei levar-te para te guiar na procura da frescura que te iria devolver a alegria um pouco perdida.
Prometo-te que te trarei um punhado de neve cristalina e em forma de palavras, logo que regresse envio-te pelo blogue que me fez conhecer uma nova amiga.
Um beijinho já com gosto a neve derretida. E ofereço-te uma rosa pela foto que embeleza este rascunho.

1 comentário:

OnlyMe disse...

Nuno, o que posso eu dizer?!... Obrigada!!
Reparei agora que devo andar mesmo em baixo, porque conseguiste emocionar-me!
Eu ía sim... É bom saber que está um amigo desse lado! Eu sinto isso!! Fico à espera da neve!...
Umas boas férias para ti e aproveita bem. Depois mandas-me umas fotos. Prometes?? :D
Perdoa-me a ausência no teu blogue, mas sabes o porquê!

(Repeti o que escrevi no meu blogue porque tudo é sentido e acrescento que, mais uma vez, me emocionei... obrigada, a sério! Há momentos que ficam para sempre na minha memória... e ainda bem!)

Jinhos :)