quarta-feira, 6 de março de 2013

O Sol rompe os Montes



O sol chegou!
 Não uns minutos. Isso era a morte do artista.
Nem umas horitas. Só dava um pouco de consolo.
Mas o dia todo. Para aquecer até onde se esconde a alma.
Que beleza é a Natureza quando me contempla com este sol primaveril que aquece o coração, martirizado pela distância e entusiasma a vontade em trabalhar.
É a Primavera antecipada, depois de dois meses frios, com temperaturas abaixo de zero. Um, dois….seis, sete e por aí fora. E só por um dia e ainda bem ao Sábado, é que tivemos que parar porque as mãos já estavam a provocar dor, de tanto frio.
Há valentes homens de Portugal, habituados ao clima ameno e ao sol que desponta quase todo o ano. E contra ventos e marés aguentaram firmes a neve e o gelo, dias a fio.
É um prazer levantar mal o dia nasce e de dois graus negativos que se inicia o trabalho, logo o sol rompe os montes ao longe e sob devagar, devagarinho e aquece aos pouquinhos, o espaço onde se dá ao cabedal.
A meio da manhã, já se trabalha sem casaco e muitos já mostram as tatuagens, num desplante veranesco.
Olho o sol ainda sem força para me cegar já que a minha pele tem tanta sede dele, que ainda é cedo para me queimar.
E lembro-me do meu país, onde o sol é um recurso bendito e valha-nos ele, para ainda aquecer um pouco os sorrisos, porque as tristezas não pagam dividas.
Um, dois, três dias da semana a transbordar de sol e a abrir sorrisos de quem já está á dois meses longe de tudo e de todos.
As aves voltarão e num chilrear estridente banqueteiam-se pela nova geração que não tarda.
São centenas por dia que sobrevoam um pouco acima das nossas cabeças e num vai e vem constante, num ziguezague espalhafatoso. Lá vão ao encontro de quem espera e toca a juntar os trapinhos, num chilrear excitante, bem perto do ninho.
Há sol bendito que dás outra alma a quem não tinha cor devido ao frio.







Sem comentários: