domingo, 13 de outubro de 2013

O Verde cerca-me neste Outono a ameaçar Neve.




O sol, essa maravilha, tenta despontar numa manhã a afugentar o vento.
Ouvem-se os corvos impacientes pela comida neste início do dia.
Caminho pela estrada estreita e durante meia hora, só três viaturas se cruzaram comigo.
Cavalos que deixam os estábulos, sabendo chegada a hora da ração. São as minhas primeiras companhias, curiosos por verem alguém nada habitual por estas bandas.
O verde cerca-me neste Outono a ameaçar a neve. Por isso as colheitas já foram arrancadas à terra, num frenesim sem fim.
Neve que chegou sem aviso e em algumas zonas, já pintaram de branco os caminhos de quem foi apanhado desprevenido.
E continuo o meu caminho.
A noite foi fria e ventosa, por isso a estrada onde entro, ligando à vila uns quilómetros mais à frente. Está salpicada de vestígios de ramos das árvores e as bermas cobertas de folhas num amontoado castanho esverdeado.
Não se avista vivalma, é um sossego que até dá arrepios de tanto silêncio.
Só o vento para agitar a pacatez e uivar para combater o silêncio.
Lá avisto alguém numa correria de passo apressado, no jogging de domingo.
Apercebo-me da curiosidade nos seus olhos ao ver um sujeito ainda a manhã afasta os resíduos de uma noite fria, caminhando calmamente calcando as folhas e olhando o céu como companhia matinal.
Fartei-me de andar e contar as árvores!
Volto para trás na esperança de….
Nada muda este cenário campestre, bem infiltrado para se esconder da azáfama citadina.
E nada melhor que o quentinho do fogão a lenha com o cafezinho a aquecer o que lá fora arrefeceu.
Assim se iniciou o meu domingo.

Sem comentários: