quinta-feira, 9 de abril de 2009

As Eleições Europeias Enchem as Rotundas



As eleições europeias entram-nos olhos dentro, pelos cartazes do tamanho de um autocarro que se encontram bem no meio da parte de fora das rotundas.
Quanto maior for o cartaz, maior é o impacto! Hoje a grande aposta dos partidos. Poucos mas enormes, assim enchem os olhos do povo, colocados bem no centro nevrálgico, onde desagua todo o trânsito e leva com esses monstros, que são os cartazes da propaganda eleitoral.
Lá temos o do PS ‘Nós europeus’, com o cabeça de lista Vital Moreira, em grande destaque.
Em principio o PS irá eleger mais de uma mão cheia de deputados, mas Vital Moreira é o porta estandarte e como tal só ele, mas só ele tem o direito de se assenhorar de todos os cartazes que à dias embelezam centenas de rotundas por esse país fora.
Um destes dias tive que parar dois ou três minutos na entrada da rotunda devido a um acidentezeco de trânsito e aproveitei para analisar melhor esse cartaz do PS.
Aí temos um Vital Moreira de rosto lavado com o cabelo branco mas requintado.
Com um olhar confiante. Confiante na vitória e confiante em açambarcar a opinião publica para que o PS, saia reforçado nestas eleições e assim sendo, tem à sua frente o trampolim que o projectará rumo a encarar com optimismo as próximas eleições, que não tardam. Neste ano cheio de comícios, ruídos políticos até dizer chega e o nervosismo pelos resultados até ao encerramento das urnas.
Mas voltando ao Vital Moreira, Retratado como um simples cidadão que teve a honra de ser convidado pelo partido que ainda possuiu a maioria dada pelo povo português. Que num tempo não muito distante, onde a sociedade portuguesa lutava e defendia ideais, que monopolizavam grande parte da população. Vital Moreira era um comunista reputado e defendia um sistema social e político, muito diferente do que hoje ele assume ao assumir a liderança de umas eleições, que representam mais para o PS internamente do que para o PS virado para a Europa.
Os tempos são outros. A Sociedade europeia exige, adaptação aos novos valores e como tal, pessoas tão reputadas como Vital Moreira evoluíram com o passar dos anos, deixando para trás a ligação a um partido, remetido a ideologias gastas e obsoletas, que a pouco e pouco vão deixando secar a agua que levam ao seu moinho.
O PS apostou forte nesta figura! Acredito aposta pessoal de Sócrates. E para já aposta ganha já que os opositores, tardiamente colaram os seus representantes a cartazes bem mais apagados do que o do PS, iluminando uma figura reputada da nossa Sociedade, Que enche de cor as rotundas, que nestes últimos anos Portugal apostou para embelezar cidades e vilas de norte a sul.
Ainda bem quentinha está a lista ontem aprovada pelo CDS. Que já fez mossa com a demissão de um alto responsável centrista, talvez convencido com o ovo da Páscoa para alguém, mas no final sem ovo nem Páscoa!
Que consta com figuras já muito conhecidas do partido e que correm deixando tudo ao menor gesto de Paulo Portas, que se apresenta ás eleições europeias no meio dessa lista. Dando primazia ao líder da bancada Nuno Melo, amigo do peito e oferecendo o terceiro lugar a Teresa Caeiro, a mulher que o apoia incondicionalmente.
Claro que Portas tinha que terminar a vingançazinha ainda atravessada de tempos não muito distantes e acabou com a permanência dos dois representantes (mais um do que o outro, mas acabaram por vir os dois no comboio sem regresso), no parlamento Europeu, que já tinham lugar cativo e ameaçavam eternizar-se por aquelas bandas que enchem a vista e os bolsos.
Espera-se a todo o momento pelo anuncio do candidato laranja e como disse Manuela Ferreira Leite, o anuncio será feito, talvez com pompa e circunstancia no timing, previamente estipulado por ela e só ela, já que é a máxima representante de um partido autentico vaso chinês, quebrado em mil cacos. Ainda à procura dos restantes bocados,para que o vaso seja reconstruido, que se infiltraram em buracos internos e de lá não querem regressar ao aconchego do partido.
Espera-se dos restantes partidos as listas possíveis para a concretização do objectivo principal: a eleição de um ou dois deputados, que seriam o baluarte de uma politica segundo eles contra a política do PS, tão ruinosa para o país. Mas internamente o garante de mais uns anos na mó de cima, para barafustar contra tudo e contra todos.

Sem comentários: