terça-feira, 3 de novembro de 2009

A Descoberta de Um até Agora Gravíssimo Imbróglio




A vida segue o seu rumo paulatinamente empedrada em calçadas de esperança na abertura de uma retoma que levante a moral ao povo. E transforme a sua tristeza de ter quase tudo perdido, na esperança de reaver a alegria em valer a pena ainda viver com um sorriso que transporte a força em acreditar em dias bem melhores.
Enquanto isso não é uma realidade a curtíssimo prazo, o que para muitos e muitos irá ser o afogar em dívidas e ansiedades terríveis, assistimos a bombas autênticas de trocas de favores entre pessoas que exercem cargos de relevância. Que se provaram numa corrupção que infelizmente é já vista como um mal enraizado num País já abraços com casos emblemáticos e muitos ainda escondidos do grande público.
Então temos pai e filho abraçados na ajuda mútua em favorecer alguém na busca do monopólio dos seus negócios e claro, com isso, colhendo dividendos a raiar a corrupção nua e crua. Transparecendo para a opinião publica que já era um dado banal, já que o pai exercia as suas influencias, através do cargo que ocupa e dos conhecimentos entretanto conseguidos da passagem pelo governo em anos não muito distantes.
E o filho, advogado do principal visado e logo desde aí um estreitamento de relações muito próximas, que visavam o favorecimento de ambas as partes. E assim sendo, um aproveitar de relações que agradariam economicamente a ambos e fortaleciam o poder da empresa no universo das sucatas e derivados.
Acontece que o tentáculo da busca em expandir o negócio e com isso afastar qualquer tipo de concorrência que tentasse lançar os corninhos de fora, tem mais visados e dentre deles, surge um antigo governante. E como acontece a quem já ocupou cargos Ministeriais, acabam no fim do seu mandato serem recompensados com a liderança em grandes grupos. Esse mesmo também ofereceu os seus préstimos e claro com o pedido do respectivo pagamento devido às influências por si exercidas e com resultados práticos para que a obra fosse parar às mãos do sucateiro que em uma década se tornou num caso raro de sucesso empresarial.
A justiça pôs os pés ao caminho e desmantelou todo este imbróglio de corrupção grave, envolvendo figuras com um rasto de responsabilidade em governos anteriores e que se deixaram boiar no favor rapidamente transformado em acto de corrupção.
Atitude que enaltece a justiça e que lança para a opinião publica, fachos de actuação que se louva. Mostrando que ela não adormece só porque se está perante figuras de proa.
Esperemos que seja levado este caso até ao fim e que quem comete gravíssimas ilegalidades, veja serem imputadas penas, pelos danos causados principalmente ao País e que não se transforme num balão de ar que só o estrondo fez mossa e caia em águas de bacalhau. Num cheiro a que tudo fosse clarificado e não passou de um molho a cheirar a choco.

Sem comentários: