domingo, 1 de novembro de 2009

O Dia Que Nos Custa de Uma Maneira ou de Outra




Este é dos dias mais revestido de sentimentalismos que vou passar.
Começa por ser um dia triste!
Chuva miudinha vai embebê-lo até, que depois de visitarmos quem já cumpriu a sua sina nesta vida que são dois dias, regressarmos a casa para comer umas castanhitas assadas e dois goles de vinho novo.
É um dia triste!
Porque se reveste de simbolismo saudoso onde se relembra factos passados no meio das figuras que olhamos estampadas naquelas lápides. Que nos deixaram prematuramente no auge da vida, onde se esperava que tudo dessem para a felicidade de quem lhes era mais querido e hoje, logo hoje, é relembrado como uma recordação que não se esquece e que nos entristece.
É um dia triste!
A folha caí planando suavemente encontrando o chão que lhe dará guarida até que alguém as junte num amontoado de centenas delas e as joguem para aterro bem longe.
Muitas delas, cobrem os carros que estão bem em baixo das árvores e com esta chuva irritante ficam coladas aos vidros criando um cenário caricato de as pessoas saírem nos automóveis com as folhas coladas a eles num misto de carros circulando, com a paisagem morta incorporada.
É um dia triste!
Aliado a quem já perdemos e que faz parte da vida. Uns nascem para alegria de todos, outros deixam-nos com um amargo terrível de suportar. Outros ainda, jogados ao acolhimento obrigatório num cenário ainda por imaginar a sua amplitude, mas com a fé de quem o admira, será porventura a força necessária para vencer a madrasta sorte que de longe a longe o visita para lhe atazanar a vida.
É um dia triste!
Apesar de todos os cenários que se reveste, a procura de o viver com uma vontade de não o carregar assim com essa imagem de cheiro a saudade e a ansiedade, leva-me a sentir também um misto de sensação relaxada já que acordei embalado num abraço carinhoso e de um beijo animoso.
Vai terminar num dia menos triste.
Já que todos reunidos numa família numerosa iremos ser muitos para conseguir um pouco de boa disposição para tornar este dia num encontro de família, para sentirmos a amizade que nos caracteriza e nos une nestes longos anos que nos abraçamos mutuamente.

Sem comentários: