sexta-feira, 6 de novembro de 2009

Sócrates Enfrentou a Oposição Que fez o seu papel, Nesta Fase de Poucas Surpresas



Sócrates iniciou o calvário, que será pelo tempo fora, uns mais outros nem tanto, dos debates na Assembleia da Republica.
Explanou durante largo tempo o programa do governo. De uma forma clara e sem deixar a menor duvida como é seu timbre.
Conseguiu levar a mensagem a todas as bancadas que durante quatro anos lhe irão por a cabeça em água, já que o mesmo Sócrates irá governar sem o consolo da maioria e terá que se haver com a retaguarda desguarnecida, precisando de colher o reforço nos dois lados da oposição para seguir em frente com as medidas necessárias para que o País abra a porta da retoma.
Nesse longo discurso, que abriu a Assembleia ao novo governo, Sócrates deixou bem vincado que irá dialogar com os professores como prometido na campanha eleitoral.
Os professores aguardam ansiosamente por esse diálogo, na esperança de algo novo. Que faça com que se caminhe para os objectivos pretendidos por ambos os lados.
O fantasma da Ministra que ao longo de quatro anos foi sujeita a todos e mais alguns impropérios que não à memoria. Foi dissolvido e enviado para as catacumbas do outro lado do mundo e como tal, com este novo governo, será visível uma nova postura e outra forma de dialogar.
Aprende-se com os erros dizem uns! Mais sensibilidade sente este novo governo, penso eu!
Mostrou estar por perto do drama dos reformados e abençoou-os com um aumento, que embora sempre pouco, surge numa altura que todos se alegrarão, já que o Natal está à porta e um aumentozinho é sempre bem-vindo e fazendo figas para que o ano seguinte seja mais generoso.
Na chegada das intervenções da oposição, nada de novo dali surgiu. O ódio político a Sócrates continua bem vincado e é perceptível, a imagem que toda a oposição lança a Sócrates, lembrando-lhe que a maioria foi a sua grande derrota, embora o mesmo ressalve que quem ganhou as eleições foi o PS.
E as interpelações neste primeiro dia de debates lembraram as da legislatura passada e que levará Sócrates a utilizar uma nova estratégia. Claro, que a maioria perdida obriga a resfriar ânimos e a conter excessos. Mas Sócrates continuará a fazer passar a mensagem deste governo e assim faz com que a oposição seja mais responsável e pense noutra estratégia para obter os seus intentos políticos perante a Sociedade em geral.
A oposição tem neste momento o caminho aberto para se fazer ouvir e desde logo se responsabilizar pelos diplomas e não só, que lhe surgirem à frente na esperança de uma opinião favorável ou não. E assim sendo fazer questão de assumir o seu papel: melhores políticas e melhores iniciativas sociais.
O governo conseguiu fazer valer o seu programa num debate que teve nesta altura concordância da oposição.
Todos esperam para ver como será que este governo quando o novo ano se iniciar e todos sabemos que ano novo vida nova, trará para a opinião publica as medidas sempre nefastas para a maioria dos cidadãos, nomeadamente com os aumentos sempre difíceis de digerir, numa época de autenticas vacas magríssimas.
O orçamento de estado é o inicio, de uma contestação impar pela oposição. Aguardam-se pois grandes debates e porventura acordos sempre difíceis para fazer passar o mesmo.
Aguardemos então!

Sem comentários: