quarta-feira, 4 de novembro de 2009

Um Ano Depois Obama está Igual a si Próprio



Obama completa hoje um ano que assumiu a presidência dos Estados Unidos!
As expectativas eram elevadas na tomada de posse. Fruto da euforia devido à sua vitória que suplantou estigmas do passado e embandeirou em arco uma população ávida por melhorias urgentes numa Sociedade que ameaçava cair em desgraça Social.
Mesmo na tomada de posse, Obama alertou para os enormes desafios que teria que resolver. E não era de uma hora para a outra, que tudo se compunha e os americanos voltariam a sorrir felizes da vida já que o milagreiro tinha nascido para o bem dos EUA. Não seria bem assim, repetia ele, porque a crise ameaçava escurecer a economia americana e mundial.
Era esta a mensagem deixada naquele dia que hoje completa um ano, inesquecível para milhões de americanos.
Um ano passou e Obama não vacilou!
Continua a granjear popularidade na maioria da população Americana e continua intocável como pessoa no resto do mundo.
Transpira simpatia e simplicidade. Enche as ruas de entusiasmo, nos Países que visita e lá permanece alguns dias. Para o gáudio do povo que vê nele o baluarte para que o Mundo se sinta mais seguro e mais humano.
Obama consolida essa vontade de um Mundo mais seguro. Basta ver as suas intervenções no Médio Oriente e no desanuviamento do clima instalado com a dor de cabeça chamada Irão.
Obama quer acabar com os seguidores do terrorismo que ameaça a estabilidade mundial e prega aos sete ventos que a Europa o ajude a bloquear o Afeganistão para que o inimigo terrorista não saia das suas tocas e assim, pode ser aniquilado logo que abra uma brecha.
Obama ofereceu cuidados de saúde a milhões de Americanos que viviam na angústia de morrer num canto qualquer, já que eram repelidos a caminho dos hospitais, porque se adivinhava que não possuíam meios necessários para poderem serem tratados e como tal toca a despacha-los para um beco sem saída.
Obama foi de encontro ao povo Americano para ele sentir que o Presidente estava com eles. E foi vê-lo, a almoçar num bar como qualquer outro, para surpresa e euforia de quem teve o privilégio de contactar tão de perto com tamanha personalidade. E algum tempo depois deixar-se entrevistar por um jovenzito que era metade do seu tamanho.
Perante isto Obama teve um ano com ganas em vencer o que tinha como meta premente.
As bases para tal feito estão lançadas, agora é só seguir o rumo traçado e no final do seu mandato sentir que os objectivos de tão grande obra estão, uns alcançados. Outros em vias de ter esse destino.
A comunidade reconheceu-lhe capacidade para que durante o seu mandato, unta o mundo com menos violência e concórdia entre os grandes governantes. Por isso ofereceu-lhe o prémio Nobel da Paz, para o honrar e o sujeitar a tais propósitos.
Um ano passou bem depressa!
É sinal que o Mundo rapidamente será mais seguro para todos vivermos.

Sem comentários: