domingo, 13 de maio de 2012

A Primeira Foto a Cores





A primeira foto a cores que tenho da minha infância.
Eu e o meu pai em Monção, nos tradicionais passeios de fim de ano.
Saíamos bem cedo. Ainda a noite, era cerrada, porque o Inverno obrigava a que os dias fossem pequenos e as noites longas como o frio intenso e gélido.
 O autocarro enchia, carregado com os sacos a cheirar à comida, feita de madrugada para se conservar quentinha e os garrafões de verde tinto para dar para todos.
Normalmente só iam os homens com um filho e, como eramos três, ia um de cada vez.
Esta foto retrata a minha vez e claro está, só passados três anos, chegava novamente a minha vez.
 Não havia dinheiro para muito mais. Juntava-me aos outros rapazes e durante todo esse dia era uma alegria imensa.
Farnel na mão, a comida embrulhada em jornal para se conservar quentinha, boas pernas de frango, com os panadinhos para mim. A garrafinha do vinho para o pai e, o Sumol de laranja que eu bem gostava, mas só esporadicamente bebia. Tudo bem acondicionado nas cestas de vime, para alimentar as barriguinhas durante o dia todo.
E lá íamos, ao encontro normalmente de Santuários religiosos e percorríamos as cidades não muito longe da nossa, sempre com os adultos a cantar cantigas tradicionais e pegados nos cantares ao desafio.
Adorava ver os locais por onde passávamos iluminados pelas luzes natalícias e como o passeio era realizado na véspera do fim do ano, quando regressávamos era entrar noutra festa, era um momento único para mim.
Festa em cima de festa, depois do Natal, chegava para contar os dias que faltavam para que de novo, quando chegasse a minha vez lá estivesse pronto, mesmo que nessa noite não conseguisse dormir.
  

Sem comentários: