segunda-feira, 28 de maio de 2012

Quarenta e mais Alguns


Eh, pá chegou o meu dia!
Mais um ano, mais cabelos brancos ainda escondidos por trás das orelhas, ou nas golas dos blazers.
Já são muitos, mas só aparento alguns, dos muitos.
Será? Penso que sim. É o que dizem, apesar das lombas desta vida.
O dia começou bem, depois de ter assistido na véspera, à vitória do meu filhote em Ponte de Lima.
Grande jogo, valente exibição. Prenda para o pai, numa final de basquetebol, onde o pequenote de treze anitos, levou a melhor a jovens, segundo constava da mesma idade, mas já de barba rija e de corpo a schwarzenegger.
Mas hoje é o meu dia e como tal as atenções, estão viradas para mim.
Sinto-me relaxado, sinto-me amado!
Eu sempre gostei de fazer anos. Porque me dava enquanto jovem, degraus a cada um, a rápida chegada aos dezoito. Parecia fácil, mas levou uma eternidade.
Como tinha cara de menino, esperava que fossem os anos, a dar-me aquele ar de homenzarrão, mas durante muito tempo, era visto como um menino (bonito, passe a vaidade), mas franzino como um figo.
Depois disso, os anos passavam como passava o Verão, ou o Inverno.
Com a chegada dos quarenta, senti algum peso.
Corria menos em relação aos jovens.
Não ligava aos piropos carinhosos dos filhos chamando-me cota.
Respondia com a experiência, aos olhares das miúdas, oh é velho, e deixava-as com o rosto vermelho.
Pensei que perdia a tusa, mas ela surgia com o chincalhar das hormonas.
E hoje já faço quarenta e mais alguns, correndo atrás do prejuízo, salvo seja, como um miúdo de recados.
O dia está lindo e está por minha conta!
Já bebi o amor de muitos anos, e saciado, vou curtir o inesperado.
Neste momento recordo anos e festinhas do passado, recheado de nostalgia e saudades de quem sempre me ligava e me abraçava.
Lindo, lindo será: logo que a noite caia, e se junte quem nos diz muito, para de sorrisos nos lábios, ouvir o cantar dos parabéns e o mais novo insistir ser ele a abrir o champanhe, só para ver onde vai cair a rolha que pum, bate no tecto e desaparece.





Sem comentários: