segunda-feira, 25 de maio de 2009

Os Comícios São a Chama Viva das Campanhas



Os Comícios são a chama viva das campanhas!
São o alimento para saciar a fome às mentes das massas democratas!
São o condimento perfeito entre o candidato e os seus apoiantes. Num cara a cara de extravasar emoções.
São os Comícios que dissipam muitas dúvidas. Porque o povo que enche uma praça!
Ou uma quinta!
Um largo num bairro social!
Ou um estádio repleto!
Não esquecendo a Avenida famosa!
Quer sentir no candidato a sua força. Quer ouvir a sua mensagem, para os contagiar, para os emocionar!
Os Comícios são preparados dias antes. São anunciados dias antes. Com cartazes pelos locais, mais frequentados, onde todos possam absorver a mensagem da data do Comício e do local do mesmo.
A grande maioria de nós já participou em Comícios. Revestiu-se daquela adrenalina própria destes eventos.
Em autocarros fretados pela organização começa a nascer o Comício. Entabulava-se uma conversa com o do lado. Minutos depois já chegava aos bancos mais à frente e não tardava muito, para todo o autocarro respirar certezas quanto ao que o candidato iria falar. Projecções quanto ao resultado final e fanatismo na comparação com os outros partidos e seus apoiantes.
Em caravanas automóveis, onde meia dúzia de apoiantes ferrenhos, enchem um carro a abarrotar de propaganda e com as bandeiras a desfraldar presas às mãos bem firmes dos ocupantes das janelas, orgulhosos por serem os escolhidos a levantar bem alto a bandeira do partido e a levar com os incentivos dos apoiantes com que se cruzam no caminho.
E chegados ao local é uma autêntica romaria nacional!
Não param de se juntar. Os autocarros vindos dos mais variados locais deste país, descarregam apoiantes já bem-dispostos e partidários do bom cantar e da boa piada.
Recebem a bandeira, grande ou pequena, consoante a inspiração para usar a força, com que vão agitar cada acusação do candidato ao adversário que lhe pode fazer frente.
As bandeiras dão cor ao comício. Dão festa ao comício. E quantas mais são desfraldadas, mais o mar de gente é incontável.
É com todo este cenário que o candidato se transcende! Se emociona! E promete no meio daquela emoção dádivas que todos já sabemos impossíveis de realizar.
Mas o povo adora promessas e aplaude efusivamente durante vários segundos. Até que o candidato levanta as mãos para a multidão parar e lá continua a propagandear os pontos cruciais para o seu futuro (ou continuado), governo.
Campanhas eleitorais sem Comícios são como casamento sem noiva.
Que o diga o grande Obama, que juntou multidões e multidões! Onde a aposta inevitável nos Comícios, foi o fantástico meio de se anunciar aos Americanos. Que ali estava o homem da esperança, pronto a conquistar a brilhante vitoria. Que juntará o mundo na salvação económica.

Sem comentários: