quarta-feira, 6 de maio de 2009

Manuel Alegre não Fecha a Porta


É isso mesmo, Manuel alegre deu um prazo até ao dia 15, para decidir de aceita ou não ser Deputado pelo PS.
Não está em causa propriamente Sócrates, apesar de os pontos de vista de cada um serem em algumas matérias divergentes. Está sim partilhar o PS, com alguns militantes importantes, com quem Alegre nutre insanáveis divergências.
Por isso o deputado Poeta reservou um tempo de reflexão para tomar uma decisão. No entanto espera, que antes de se decidir, a conversa que terá com José Sócrates, seja o indicativo para tomar a sua decisão.
Será penso eu uma conversa de amigos e de colegas do partido, onde de homem para homem se discutirá muitos assuntos e destacando o neste momento mais importante. O de se saber se Alegre será Deputado pelo PS. Ou seja mais uma batata quente nas mãos de Sócrates que terá de a arrefecer no prato Socialista para que ela não tombe para fora e se torne em mais um adversário, dos muitos que já lhe abalam o sono.
Relembrando um pouco, veremos que Alegre possuiu um coeficiente positivo vindo das eleições Presidenciais (um milhão de votos), que á partida lhe dará para obter quase o que pretende na conversa que terá com José Sócrates.
Que será, não o afastamento precoce dos inimigos políticos que tem dentro do PS, mas em ultimo caso o seu repouso em banho-maria, durante um longo período. Pondo-os numa travessia do deserto por um período longo, como uma espécie de castigo pelas afrontas proferidas.
Se José Sócrates aceitar estes termos, mais virgula aqui, mais cedência ali. Mas não saindo deste cerne da questão. Teremos Alegre de pedra e cal no Hemiciclo. Não no fundo arrastado para as tábuas, como até agora. Mas bem no centro da bancada Socialista.
Aí passaremos a ter um Alegre reservado, calmo e pronto para quem sabe enfrentar uma segunda eleição à presidência da republica, com possibilidades de sonhar com o alto trono da Nação que seria o culminar de uma luta primeiro contra o fascismo e politica até aos nossos dias.
Mas……. Se da conversa com Sócrates sair fumo preto! E levar Alegre a renunciar a muitos e muitos anos de deputado pelo PS!
Teremos um Manuel Alegre enraivecido, pronto para partir a louça e enfrentar o PS, com todas as armas que possui.
E……………. Mas não acredito!
Nem Manuel alegre deseja isso, nem Sócrates está aberto a correr esse risco. Porque Sócrates tem muito a perder com a fuga de Alegre das hostes do PS. Principalmente nesta hora do começo do tudo ou nada, para os Socialistas, já que vão enfrentar três eleições. Autenticas batalhas de uma guerra que poderá ser disputada palmo a palmo. E são problemas demais para todos os Socialistas empenhados em vencer estes desafios.
Como tal enfrentar Alegre numa de conflito não augura nada de bom nesta fase. E Alegre será uma vez mais recebido no seio do rebanho Socialista, depois de andar como uma ovelha tresmalhada.

Sem comentários: