quinta-feira, 2 de abril de 2009

A Europa Parou para Receber Obama



Obama aterrou em solo europeu pela primeira vez desde que assumiu as rédeas de uma nação que comanda o mundo! Mas neste momento sofremos as agruras de uma crise iniciada nessa nação e que as imensas voltas, que já se deram, ainda não são suficientes para parar o carrossel da desgraça!
Era aguardado com enorme expectativa! Não só pela aglomeração de vinte chefes de estado, que juntos são portadores de oitenta por cento do PIB mundial e claro está formam o pomposo grupo do G20. Que deles muito se espera para carrilar a crise no caminho da retoma.
Como para conhecer ao vivo este homem saído do “nada” e depois de meses de intensa luta interna, primeiro como vencedor do partido Democrata. Depois alcançando o apogeu com a vitoria categórica na épica eleição para presidente. Onde juntou pretos e brancos, ricos e pobres. E conseguiu amansar assassínios e ladroes que por umas horas gritaram Obama, Obama, Obama!
Foi este homem que congregou todas as atenções!
Fossem elas nas reuniões individuais com presidentes de países, onde a interacção está um pouco toldada devido a vários incidentes políticos (como a Rússia).
Ou com a China, oponente a ter em conta num futuro não muito distante onde por entre sorrisos mais ou menos rasgados, tentando logo aí um reforço das relações diplomáticas bilaterais e com um até surpreendente convite para Barack Obama visitar a China no segundo semestre de 2009, o que Obama terá prontamente aceite. Situação pouco vista com presidentes antecedentes que ocuparam a Casa Branca.
Ou mais ainda, nos banquetes e bailes que faziam parte do protocolo, onde Obama era naturalmente o centro das atenções, conquistando tudo e todos com a sua humildade, com o seu carisma. Tendo sempre um sorriso, um aperto de mão seja para presidentes ou meros chefes de lhe abrir a porta! Com a curiosidade de todos, mas todos lhe conseguirem dizer (os que o conseguiram): - Presidente todo o meu país ansiava pela sua eleição! O que decerto Obama retorquia. Muito obrigado, fazendo uma ligeira inclinação para saudar não só o presidente em questão como toda a comunidade a que ele preside.
Mas Obama não aterrou nesta Europa, recheada de vícios e de desigualdades que se vão acentuando entre países ricos e os infelizes pobres como nós portugueses. Para apertos de mão e palmadinhas nas costas e duas garfadas de boa comida e dois copos de vinho europeu. Veio sim para a tão aguardada Cimeira dos denominados G20 (que eu passo a baptizar pelos Galos com 20 poleiros)!
E depois de um dia intenso de reuniões, onde se pode dizer com uma certa segurança, Sarkosy se fez ouvir, com as suas ideias e sugestões para restringir os paraísos fiscais, pesadelo e cancro desta crise de lua cheia segundo ele.
Uma Ângela Merkel, fanaticamente Germânica! A recusar mais estímulos à economia, pelas grandes economias europeias, como fazendo finca-pé a lembrar que é essa a solução mais prudente e contrapondo de certo modo uma das alternativas de Obama e seus pares……………………….
E no final, em conferência de Imprensa dada após a cimeira. E por entre um sorriso, como a alegrar um pouco a ansiedade de um mundo esperando novas daquela boca que uns dizem sagrada, mas que já teve os seus momentos maus. O Presidente dos EUA mostrou-se optimista quanto ao futuro, mas lançou avisos de prudência!
Avisos de que não é de um dia para o outro, que se resolve esta crise de contornos inigualáveis, sem precedentes na historia.
Avisos de que esta cimeira, serviu para que todos remassem contra a maré na mesma direcção, para ultrapassar as ondas revoltosas que ameaçam cobrir de negro este mundo que todos queremos mais social, mais virado para a partilha da riqueza criada por todos e para todos!
E mais que tudo. Transmitiu a todos os povos, através da Europa onde decorreu a cimeira, que o mundo pode contar com ele. Porque Obama sabe que praticamente todo o mundo, apoiou a sua eleição. E milhões deles rezaram, fizeram promessas, doaram um pouco do pouco que eles tinham, para que este homem, que milhões depositam a ultima esperança para que ele engrene a maquina da salvação e a ponha a girar em busca de soluções o mais rápido possível, para aliviar a penúria que dia a dia lhes entra pela porta a dentro!

2 comentários:

OnlyMe disse...

Desejo-te um bom domingo. Daqueles que tanto gostas... ;)

Bom descanso.

Jinhos :)

Nuno Pereira disse...

Não foi tao bom como gostaria!
Precisava de estar um pouco só, dentro da minha família!
Aproveitei para arquivar um montão de papelada e por em ordem uma garagem à muito desarrumada.