domingo, 25 de abril de 2010

25 De Abril é do Século Passado mas está Ainda Fresco na Memoria de Muitos


É meia-noite ouço foguetes. Alguém está a comemorar o 25 de Abril!
Primeiro meia dúzia, agora uma mão cheia. Uns, bem perto e outros mais distantes.
O 25 de Abril dos nossos dias passados 36 anos envia-nos um dramático aviso!
Um aviso de reflexão sem rodeios, sem medos!
A cada ano que passa, perdemos um quinhão de liberdade. Porque nos deixamos iludir pelo papão da ganância e corremos em busca do tudo querer e no final tudo perdemos. Diluindo assim a partilha de abrir a Sociedade às oportunidades que deviam ser abertas a todos, para que todos usufruíssem das mesmas ferramentas para abrirem o futuro. E assim homens e mulheres construíam o seu futuro, com a capacidade que desenvolveram ao longo da sua aprendizagem.
A cada ano que passa fechamos os olhos às conquistas de Abril. Na maioria dos casos por míseros bónus, que nos alegram no momento levando-nos à felicidade precoce, mas são a arma venenosa com que entregamos a nossa honestidade aos chacais esfomeados prontos a devorar a nossa integridade.
A cada ano que passa somos vigiados ininterruptamente. Calcam-nos os calcanhares dia após dia, mês após mês. E nós, envolvidos num invisível colete-de-forças deixamo-nos cabisbaixos levar para longe do nosso ser e passamos a viver meios nómadas dentro do nosso próprio espaço, tutelados pelo sistema que ingenuamente deixamos paulatinamente absorver-nos.
A cada ano que passa deixamos de cantar Abril, de festejar Abril, de amar Abril!
Porque fomos influenciados por um sistema que paulatinamente foi ganhando vida através da doutrina trazida dos colégios invisíveis para o comum dos mortais. E nos lavaram o cérebro, purificando-o de ideologias próprias, com promessas ilusórias que nos afundaram num beco sem saída.
A cada ano que passa os heróis de Abril, não querem comemorações, para inglês ver!
Não querem cravos na lapela por um dia! Querem Abril todos os dias!
Abril na sua essência! Com Democracia, com Liberdade com Respeito e fundamentalmente com humildade! Porque Abril de 1974. Nasceu de homens e mulheres humildes e íntegros.
O 25 de Abril de 1974 desabrochou a Esperança. O 25 de Abril de 2010, ainda vai a tempo de iluminar a confiança. É só nós pretendermos!

Sem comentários: