quinta-feira, 25 de junho de 2009

As Areias Movediças e a Salvação em Não Deixar que Desapareçam as Cabeças



Vive-se o momento crucial das trocas e baldrocas de uma politica assente em bases sustentadas por areias movediças. Onde os que estão a ser engolidos e já só tem a cabeça fora da areia, esperam que quem ainda está em solo seguro, lhe dê a mão na busca da salvação.
Isto vem a propósito das recentes afirmações dos dois líderes dos maiores partidos. Onde um, em pleno hemiciclo o Primeiro-Ministro, resolveu em dois golpes de mestre quase silenciar uma plateia de deputados, ou seja, vincou quem manda é ele ao afirmar que as funções institucionais de Carlos Guerra, a mais recente entrada para a lista do caso Freeport, estavam terminadas. Nem dando tempo a que o Ministro da Agricultura responsável directo de Carlos Guerra se inteirasse das conclusões finais deste processo e como tal fosse apanhado em contrapé. Já que o seu atraso implicou o não estar a par da estratégia delineada do PM, para o debate. Mas logo que ocupou o seu lugar e ficou por dentro das linhas traçadas para essa tarde, confirmou o que já o PM, tinha anunciado.
Mais tarde num golpe sempre vem vindo, nesta altura que o cinto dos Portugueses se aperta a cada dia que passa, anunciou algumas medidas de efeitos quase imediatos para os estudantes, num aumento das bolsas de estudo e na redução do valor dos passes, entre outros incentivos. Num apoio claro à escolaridade, cada vez mais difícil de suportar para uma grande fatia de famílias.
Argumentos do PM, para um debate que deixou uma plateia sem soluções de ataque. Virando-se para um possível negócio PT-TVI, que já circula pelos anais da comunicação e presumo fará excitar muita gentinha ávida por novidades. Mas que do lado do governo a resposta foi um silencio, deixando a oposição de dentes cerrados por não ter argumentos para atacar e passar para si o rumo do debate.
Feito o balanço de mais uma secção, onde a oposição, se afundou nas tais areias, deixando que o PS, lhe deitasse a mão através do seu ministro Jaime silva sempre atrasado para o essencial e que durante quatro anos andou sempre na cauda de um governo onde todos eram poucos para fazer frente aos desafios.
Para os lados do PSD, a líder defende as Eleições no mesmo dia, para bem da Democracia alega a senhora, o único partido a faze-lo.
Logo depois um seu rival e antecessor, vêm a publico dizer que as eleições devem ser em datas separadas.
Um pouco mais tarde numa entrevista MFL, a mesma que anos antes aumentou o IVA e que liderava os destinos da nossa economia. Vem anunciar que se for governo existiria a possibilidade de descer os impostos.
Descer os impostos quando esta crise se refugiar nos confins do universo, é a promessa de MFL, mas mal ela sabe, que todos nós Portugueses sabemos, que quando isso for uma realidade, o País vai estar tão endividado, tão endividado que nos vão sugar até ao tutano seja este ou, o partido de MFL que ganhe as Eleições.
Portanto mais uma vez à que deitar a mão ao PSD e liberta-lo das areias movediças e sacudi-lo vigorosamente para de uma vez por todas, esperar que o PSD, apresente um programa sério, realista e elaborado por uma equipa capaz, de, discutir umas eleições para bem de todos e fundamentalmente para o bem do País.

Sem comentários: