sábado, 20 de junho de 2009

Estes Benfiquistas Sabem que Não à Vitórias a 30hora




O Benfica cobre o país de lés a lés!
Com as suas façanhas, densamente infiltradas naquele vermelho vivo. Que é a capa estampada no dorso da águia, voando autentica super-águia pelos confins do mundo nestes longos anos de vida deste enorme, enorme clube.
Mas a realidade actual não honra todo o seu passado. Pelo contrário, envergonha quem por lá andou, tanto como jogador, como dirigente máximo.
Hoje o clube é uma autêntica manta de retalhos. Em termos desportivos!
Cada fragmento dessa manta representa a desilusão de milhões de benfiquistas. Em presenciar momentos dolorosos deste clube, que não é capaz de mostrar em campo todo o seu poder e categoria em vencer quem quer que seja. Como anos não muito distantes, era usual e em muitas épocas, banal.
Cada época que se inicia, o grito em vencer tudo e todos e chegar no final campeões dos campeões é o antídoto para chegar ver e vencer.
Mas a realidade que os benfiquistas e desportistas em geral começam a presenciar é: uma equipa amedrontada seja contra um adversário poderoso ou limitado e no final a desilusão estampa-se nos rostos e mais uma derrota, cimenta a diferença para os que vão em frente rumo ao título.
O final da semana trás novamente a esperança dos benfiquistas acreditarem na equipa e lá estão todos em frente ao ecrã, prontos a roer as unhas. Prontos a suportar males de saúde, para verem o glorioso vencer e acima de tudo convencer!
E no meio de meia dúzia de vitorias para reanimar os seguidores encarnados em alimentar sonhos e poder gritar alto e em bom som. Que é desta que vamos ser campeões. Surgem as terríveis desilusões!
Surgem os jogos do tudo ou nada! Jogos que definem a capacidade da equipa em que os milhões de benfiquistas tanto esperam. Mas essa mesma equipa deixa-se abater como codornizes quando a caça é aberta.
Deixa-se abater ao menor rugido do adversário e encolhe-se amedrontada tremendo dos pés à cabeça e no final é mais uma derrota que deita por terra, sonhos e ilusões para desespero das multidões encarnadas espalhadas pelo mundo fora.
Os dirigentes actuais, reforçam a esperança em novos dias e novas conquistas!
Esses mesmos dirigentes que verdade se diga, estancaram o enorme passivo ainda bem fresco na memória, devido a anos de autêntica catástrofe nos comandos do glorioso. Não conseguem juntar dois mais dois. Ou seja, juntar o vencer o passivo e tornar a instituição nos dias de hoje com envergadura financeira para encetar necessários negócios. Com a vertente desportiva, que verdade se diga, está a tornar um clube de topo, num clube banal além fronteiras e até mesmo dentro de portas, onde o terceiro lugar surge como a consolação normal depois de uma época, onde até ao Natal se luta pelo primeiro lugar.
No começo do ano já surgem as primeiras nuvens negras de se ver o título pelo canudo.
Pela Páscoa, já só o segundo lugar é a meta a alcançar. Porque o título já não ressuscita.
E bem perto do fim de um campeonato mau de mais para ser verdade. Luta-se para conservar o terceiro lugar, como consolação de uma época, que todos os benfiquistas querem que termine o mais rápido possível, para acabar com a vergonha de assistir ao arrastar pelo relvado de uma equipa que de Benfica só tem a cor da camisola. Que tanto pesa aos jogadores, que não se conseguem livrar desse peso, mesmo aqueles que já habitam aquela casa à, uns bons pares de anos.
Hoje prepara-se uma nova época!
Novo treinador de nome Jesus. Poderá ser um bom prenúncio, para inverter as desilusões dos maus resultados. Homem do futebol, que vive para o futebol.
Acolhe a simpatia de quase todos os benfiquistas. Oxalá assim seja no final, para alegria de todos em acreditar que o passado é para deixar atrás das costas.
Os grandes feitos desportivos e até a projecção de um clube segundo narra a história do futebol, tem sido escrito por treinadores outrora meros desconhecidos.
Mourinho assim continuou com o mote, não infelizmente no nosso glorioso!
Aí se de lá não saísse………. Aguas passadas, não movem moinhos!
Esperemos que o mesmo se passe com Jesus e que os seus apóstolos por ele escolhidos, entrem em campo para espalhar a doutrina do mestre e colher no final os resultados esperados. Que só podem ser o de campeão para iluminar a moral dos benfiquistas que desesperam por uma enorme alegria para consolar a alma ofuscada de tristeza nestes já longos anos de penúria vitoriosa.

Sem comentários: