quarta-feira, 24 de junho de 2009

O Dia é dela e a Festa Continua!


Hoje é o dia de São João!
A manhã trás o rescaldo de uma noite de folia! Com martelinhos a serem amassados de encontro ás nossas cabeças, libertando um som característico destas festividades. E com os ouvidos cheios de zumbidos misturados com toda a algazarra de uma noite quente. Quente de vinho, de sardinhas, de alegria de gestos amorosos e de engates.
Portanto hoje, principalmente pela manhã, os Portugueses que saíram à rua para festejarem o São João, irão abrir os olhos pela entrada de uma tarde fresca com ameaças de chuva, sendo o melhor que lhes podia acontecer depois de uma noite de borga e alguns excessos.
Metade do Norte ainda dorme e vai dormir muitas mais horas.
O tempo fresquinho, é refrescante para quem já se encontra no ritual, de todas as manhas.
Sem feriado para gozar a festa que se prolongou pela noite e hoje quando saí para a rua, ainda existiam indícios bem frescos da loucura que a noite de São João se reveste.
Os Portugueses adoram folia. Adoram matar as amarguras de uma vida que hoje em dia infelizmente custa levar a bom porto.
Por isso aproveitam toda o turbilhão de alegria que se instala com o acumular das horas e toca a gozar pela noite dentro, que tristezas não pagam dívidas.
Muitos excedem-se, bebem demais e cambaleiam de encontro ás confusões impossíveis de controlar nestas alturas. Mas tudo acaba bem, já que se tolera sempre uns excessos.
Outros divertem-se pela noite fora, com amigos e familiares, dando azo ao cariz das festividades e lá andam de martelinho na mão e logo que uma tola entra no seu raio de acção. Toma lá que já cá cantas! E lá vai uma martelada, tudo num espírito saudável, já que, agora levas tu, momentos depois levarei eu.
O São João do Porto é o clímax da euforia. É o centro destas festividades. Todos os caminhos lá vão dar. As Avenidas enchem-se de tripeiros e forasteiros. Todos com o mesmo propósito, divertirem-se até à exaustão. Festa é festa e como a vida não está para muitas festas à que aproveitar a que nos bate à porta e gozar até o dia raiar, porque depois o Feriado descansa o físico e acalma a mente. Consolando a excitação de dois corpos que passaram a noite em sucessivos toques e encontrões amorosos, pedindo a paixão que só horas depois teve consolação.
Tudo é bom quando acaba bem! Lá diz o povo e com razão.
Mas o dia ainda começa a dar os primeiros passos.
Hoje também a minha filhota faz anos. Ainda dorme e dormirá mais algumas horas. Depois ninguém a segura. O dia é dela e a festa continua!

Sem comentários: