segunda-feira, 14 de dezembro de 2009

O Frio Quebra os Ossos dos Mais Acalorados



O frio quebra os ossos num Domingo de cheiro a Natal e do rebuliço das pessoas que enchem as ruas a abarrotar de lojas, repletas de roupas para aguçarem a curiosidade de quem passa e de quem pára para admirar as montras com as novidades das colecções para o efeito.
O povo enche num vai e vem constante apesar do frio, as ruas apinhadas. São casais de mão dada com os casacos apertados até a cima, que basculham as montras na esperança de encontrar as peças que querem levar para oferecer como prenda.
É um mar de escolha. Mas onde existe a quantidade pode não existir aquilo que nos enche os olhos e nos faz parar para comprar.
Ao longe o cheiro às castanhas assadas convida à compra de um quarteirão, para aquecer as mãos enquanto as descascamos e para aquecer o corpo que treme perante este frio que faz tremer como varas verdes.
A castanha está descascada, apetitosa e como sou bom cavalheiro ofereço-a à minha jovem levando-a à sua boca num gesto carinhoso e amoroso.
Mais à frente caminham os filhos com os amigos e vão curtindo o que os rodeia. Vivendo o seu mundo e comentando à sua maneira as peripécias ocasionais nesta agitação de um Domingo perto do Natal e de certeza falando entre eles das prendas que irão receber, num Natal que não está muito risonho para oferendas.
Estão no seu mundo, por entre risadas engraçadas e gestos ainda a cheirar a criancitas que mostra o começo da adolescência.
O dia vai fugindo e com ele vai o pouco sol que ainda servia para aquecer os pés.
A noite cai e traz a luz das milhentas lâmpadas que enfeitam os jardins desta bela cidade capital de distrito e terra dos arcebispos.
As figuras cheias de luz retratando a quadra que passamos, dão uma beleza que parece que aquece um pouco o ambiente e dá-nos um pouco de alegria, já que o frio aumenta consoante o adiantar das horas.
Os filhos querem lanchar e claro, só estão virados para o Mac.
Enquanto eles pedem o que lhes apetece, admiramos a vista do local já que estamos no andar de cima.
É tudo luz! É tudo belo! O Natal é demais. Cria a beleza em qualquer lugar. Enche os corações de alegria, de amor e de oferta. Abre imensas portas para doar a gratidão, a partilha e a esperança.
O Natal é a força em superar este momento difícil que milhões atravessam. É a corda da segurança para ter a esperança em dias melhores.
Nisto…. Todos estão saciados e por entre pessoas já apressadas só com um ponto de referência em vista, porque a noite já cobriu o País. Regressamos a casa felizes e cientes de que o Natal transpira amor.

Sem comentários: