domingo, 14 de fevereiro de 2010

A Cidade que me Abriga


A minha cidade pequena, pequenina que cabe numa mão de Deus, deixando a outra para apontar os dedos aos pecadores e eles são tantos que se transformam num oceano sem fim à vista.
É um círculo de meia dúzia de monumentos com história.
De uma mão cheia de edifícios que valerá a pena visitar. E de um saco de linho cheio de pessoas com integridade para focar.
Vangloria-se de ser a cidade a receber a primeira romaria do ano, as Festas das Cruzes.
Semanalmente realiza-se nesta concha citadina a maior feira do País, que ocupa meia cidade e deixa a outra meia a rebentar pelas costuras em matéria de trânsito.
É o concelho maior do País em matéria de freguesias oitenta e nove, algumas delas nunca lá passei, apesar de viver não muito longe delas e passar bem perto das suas entranhas.
Tem o galo como símbolo máximo de uma cidade que se coroou como a rainha do artesanato, onde o barro com as peças que de lá nasciam pelas mãos das artesãs, correram mundo e idolatraram essas mulheres vindas do meio da lama barrenta e hoje são o expoente histórico, que enriquece esta cidade abafada no meio do que afasta o povo, deixando-a deserta de vida e de movimento.
O abafo é intransponível e leva as pessoas a fugirem para as praias em quinze minutos apenas, refrescando-se no Verão. E buscando o sol e a brisa do mar, nos dias que não dá para andar de corpo ao léu.
Noutra direcção a capital do distrito Braga. Em quinze minutos apenas, leva os jovens de encontro às noites de música e dança, com calor humano á mistura e muita estupidez junta e deixa a minha cidade despojada de alegria e vida.
Tem o Sameiro e o Bom Jesus para levar os devotos fervorosos em peregrinações constantes de apego à fé e logo nestas horas de vida difícil e de vícios sem cura para muitos miudos.
Um pouco para sul temos a cidade onde Portugal nasceu, Guimarães. Repleta de shoppings a cheirar a novo e abundância em pôr a vista a pastar por entre lojas e lojas que levam a perder a cabeça a quem ainda tem um mealheiro, amealhado em tempos não muito distantes.
Mais distante mas nada que esfrie o entusiasmo, surge outra capital, Viana. Entrada para o alto Minho, caminho aberto para paisagens e comes e bebes de encher os olhos e estômagos. A frescura no Verão, por entre o verde deslumbrante e caça abundante.
Diz o povo que no meio está a virtude, mas nós nesta pequena cidade que abraça o Cávado a quinze minutos da foz, acho que o único bem histórico que nos calhou em sorte. Estamos atados de pés e mãos e não nos despregamos das amarras que nos encolhem neste marasmo citadino.
Queremos dar um passo do tamanho da lua para fazer crescer a cidade dentro da própria cidade.
Construir-lhe janelas para entrar o céu azul que alegre quem cá vive e quem nos visita. Para irem e voltarem com o mesmo entusiasmo com que a deixaram.

Sem comentários: