terça-feira, 16 de fevereiro de 2010

É Carnaval e Depois!



Vamos lá dar um pouco de alegria a nós próprios e meter-nos dentro de personagens que resolvemos assumir e lançar cá para fora as angústias e as lamúrias quotidianas.
Estou em querer que muitos estão mascaradas de Sócrates e trazer para a sua pele este homem hoje multifacetado e perseguido devido aos constantes rombos nas suas actividades, prontamente descobertas através de escutas constantes, numa perseguição atroz que o seguiam passo a passo e o apanhavam logo que ele abria a boca.
E mais, batiam neles próprios porque só assim podiam chegar a Sócrates já que estavam travestidos da sua personagem.
Em muitos a raiva era tanta que se flagelavam constantemente, descarregando aí toda a ira que já extravasava todo o seu ser e era esta a forma de poder bater em Sócrates através deles.
Como se constata, Sócrates tem sido o bombo da festa de milhões de portugueses e todos eles tem a sua opinião bem formada, sobre o que Sócrates fez ou deixou de fazer, nas escutas que estão à mão de semear, basta ler alguns jornais, nada meigos com o primeiro.
E como o carnaval é o meio ideal para desabafos que estão manifestados em figuras que estão nas bocas do mundo e frases marcantes que expressam o que vai na alma de muitos de nós. Então toca a aproveitar este momento de folia para trazer à tona desejos escondidos.
E o auge de todo este salpicar de cor e festejos que enchem ruas e praças um pouco por todo o país, é o Cortejo Carnavalesco. Onde multidões assistem a uma dúzia de carros alegóricos que seguidos de um grupo de figurantes bem ensaiados e iluminados dos pés à cabeça por cores luxuriantes, dão raios de luz brilhante às multidões escuras nos trajes e a um céu coberto de pontos negros como mazelas recentes de batalhas terríveis.
O Carnaval ainda é um pouco do recuperar a alegria já arredada em milhentos rostos que nestes poucos dias de euforia, encontram força para se rirem e divertirem, esquecendo por momentos as amarguras da vida.
Os filhos vivem, o sonhozito de serem o que o fato estampa!
Heróis e mais heróis!
Serão de certeza. Neste dia que dá lugar a que todos os sonhos sejam pintalgados de realidade.
Seja num gesto de uma espada que trespassa uma figura imaginária.
Seja num salto como uma mola que vai pontapear o vazio para encontrar o destino do desejo.
Seja numa corrida labiríntica por entre a multidão sem rumo, num vai e vem que se atropelam. Na procura real do inimigo que se entrincheirou nas entranhas do fosso carnavalesco.
O Carnaval é o imaginário de quem o partilha intensamente. Dão-lhe a poção certa para o abrir num raio de sol que mesmo que o tempo não esteja para os ajustes, nada poderá fazer para abafar tanta cor, tanta magia.

Sem comentários: