quarta-feira, 1 de maio de 2013

O 1º de Maio



Primeiro de Maio dia do trabalhador!
Trabalhador que desempenhas a tua missão, sem saberes que te têm na mão, prontos para te chutar na primeira ocasião.
Neste dia a mente de milhões de trabalhadores, trepida perante as sensações do momento.
Tenho trabalho, mas tudo o que conquistei ao longo de uma vida inteira a chafurdar na pocilga do empresário, é me retirado, com o argumento bem gravado: a crise acossou o país e os menos afortunados, serão os primeiros a encher a pocilga para dar de comer aos porcos.
Fiquei sem trabalho, depois de anos e anos a fio, deixando suor e lágrimas na pocilga do empresário. De um momento para o outro a pocilga secou e eu virei alimento directo para os porcos.
Trabalhei quarenta e tal anos, de tanto encher a pocilga do empresário, pensei chegado o momento de gozar a reforma por direito e contente estava, por deixar de encher a pocilga. Mas foi sol de pouca dura. Os porcos nunca se sentiram saciados e zás uma parte virou alimento para encher a pocilga.
Trabalho até aos sessenta e cinco, com filhos para criar. Da escola já se livraram, queimaram as pestanas e só com óculos é que terminaram o curso pensando num futuro assegurado.
O canudo já de pouco serve não à pocilgas mesmo a céu aberto. É mais um que se encosta aos pais, enquanto os porcos, se preparam para levarem dos pais; até os ossos.

Sem comentários: