quinta-feira, 13 de agosto de 2009

A Água é Fria raios, mas o Calor é Insuportável



Porra, o calor é sufocante e nada melhor que fugir dele e procurar a praia e as águas frescas do mar.
O mar tem estado calmo com a bandeira verde a convidar a dar umas braçadas. As ondas embora não muito altas como eu gosto, mesmo assim são apetitosas para mergulhar de encontro a elas e perfurar o seu lombo e momentos depois de pé limpando a água que ainda permanece nos olhos, sigo o seu rebentar de encontro à areia seca onde enrola e ninguém sabe o que ele diz.
Mas antes de saborear este prazer que a natureza me proporciona, tenho de passar por um pequeno martírio, que é o entrar na água, que nesta zona é bastante fria.
Com temperaturas de torrar os neurónios e mesmo à beira-mar que tem me brindado com dias de fazer inveja ao Algarve. Só a água destoa e obriga a pequenos tormentos até chegar ao mergulho que finalmente me prepara para uns mergulhos até ficar arrepiado.
Primeiro é um pé para testar a temperatura da água. Está sempre fria!
Uns segundos depois lá se entra até aos joelhos, com as lamúrias do costume.
Enfrentamos as primeiras ondas já sem força, porque estão perto do areal, mas mesmo assim já molharam os calções e levam a temperatura fria até ao cérebro que parece que estala.
Depois de uma mijasita, não à que evitar, já temos água pelo peito e depois de meia dúzia de saltos para evitar as ondas, conta-se um, dois, três e lá vai o primeiro mergulho para abrir o começo do banho.
Ele é tão rápido que nem dá para que o corpo fique ensopado de água. Ela está de facto gelada e toca a sentir-me seguro de pé no meio de vários gritos para espantar a gélida agua que entra ferozmente até à alma.
Como estou com o filhote e ele já vai em meia dúzia de mergulhos e a cada um chama-me medricas, lá entro de peito aberto de encontro às ondas, que me refrescam o corpo e desanuviam-me o espírito.
De facto esta água afasta milhares de banhistas, que lotam o areal como abelhas numa colmeia e muitos deles, mais elas, só vão ao mar para se aliviar.
Aguento sempre meia hora, até o puto começar a tremer e pedir para sair num tiritar que já mete pena.
Como a zona de banhos que prefiro, fica sempre uns duzentos metros da barraca dos velhotes, que ano após ano, gozam o mesito de Agosto na praia de Apúlia. Quando para lá caminho o puto vai sempre em pulgas, porque não vê a hora de mergulhar. Mas quando regressa, mesmo enrolado na toalha que o cobre dos pés à cabeça, vem sempre a resmungar que tem frio e nunca mais chega. Mas não despensa a nossa zona de banhos, que já virou mania de muitos anos.
A praia é a salvação para afugentar este calor! A brisa do mar que se sente ainda a estrada nos rouba a atenção, já refresca o pensamento e dá uma ajuda a gastar menos combustível, porque posso desligar o ar condicionado e abrir o vidro levando com a aragem marítima como convite a aceitar e já a imaginar os mergulhos embora gelados mas obrigatórios nesta canícula.
Os mergulhos já lá vão. O lanche já foi devorado e numa correria ao bar do concessionário, lá vem os cornetos Olá, devorados em meia dúzia de lambidelas. E sempre ansioso o filhote agarra na bola e lá vou eu dar uns chutos, para ver se canso o puto e fazer horas para o regresso.
Duas ciganas passam a pregoar uns vestidos de todas as cores, a cinco euros, de braços abertos mostrando a qualidade made in china.
Ninguém do sector onde entretenho o puto está interessado e elas lá vão praia fora repetindo: vestidos de Verão a cinco eurooooos! Vestidos de Verão a cinco euroooooos!
E eu no meio de um chuto para o rapaz fazer um voo e ficar felicíssimo com a bela defesa, saio com esta: vestidos de Verão a cinco eurooooos!
E toda a gente se ri! A minha mãe até acordou do seu banho de sol e dá uma gargalhada.
Aquilo saiu-me também, assim de improviso que fiquei corado com os banhistas a rirem-se com tamanha performance.
Às vezes dá-me para estas coisas!
O fim da tarde aproximava-se e a hora de regressar ao lar despertava.
Enquanto o calor não me deixar a praia será o meu refúgio. O calor é meu inimigo e com inimigos destes mais vale pôr-me a léguas!

2 comentários:

OnlyMe disse...

Sempre essa boa disposição e a tua força de viver, que as tuas palavras me transmitem...

Obrigada... por tudo... é bom saber que ainda existem pessoas como tu...

Bom fim de semana para ti e para a tua familia. Tudo de bom.

Eu estarei sempre por aqui... apenas e às vezes, um pouco distante, mas volto sempre!

Jinhos :)

Nuno Pereira disse...

Eu sei que estás sempre junto ao Espaço, porque dele também fazes parte, já que fostes das primeiras a comentar e a partilhar.
Mando-te um beijo pelo pombo que aguarda ao meu lado pacientemente que o envie até ao beiral do teu lar.