terça-feira, 18 de agosto de 2009

O Jipe Levava os Dossiers e Será, Também as Escutas



Andava cansado e hoje depois do almoço sentia-me a arrastar as pernas e caí em cima da cama numa soneca de duas horas que me soube pela vida.
As férias cansam!
Refugiei-me um pouco no computador para saber as ultimas e dou de caras com notícias de fazer rir o Hugo Chaves!
Não é que andam a espiar o presidente!
Apetece-me voltar à cama e continuar com o meu soninho.
Mas também quero chegar a alguma conclusão e perceber como noticias destas aparecem na estampa da nossa vidinha.
Cavaco anda a ser vigiado e escutado?
A que propósito isto chega aos meus ouvidos ainda com réstias de água salgada de mergulhos diários numa semana de muita praia.
Claro que uns estão de férias refastelados em cadeiras que seguram o corpo a tostar num sol que avermelha os custados enquanto dormitam umas horitas.
Outros estão no seu trabalho a dar-nos as ultimas e logo a de que o Presidente possa andar sob escuta.
Claro que isto é mentira! Todos juram que é um boato tão falso, que quem o enviou através do Público rua fora, merece punição severa.
Uma coisa é certa! Alguém ligado à Casa Civil bufou a alguém ligado ao PS!
Talvez um amigo do peito, numa conversa de café a horas já avançadas e mergulhado já em bebidas frescas para desanuviar um calor de pico do Verão.
Talvez numa reunião de família, alguém lançasse rumores de que isto e aquilo aconteceu. E quem estivesse nessa roda familiar fosse a correr contar a história que apanhou e pusesse a arder o rastilho pronto para seguir o seu rumo, só faltando o alguém que o acendesse.
O que é certo, temos aqui uma história que vai aquecer uma semana de Verão que está no auge do aproveitamento. E perante as opiniões já ventiladas nos órgãos de informação, não restam dúvidas que vamos ter folhetim novelesco.
O nervosismo deve já imperar de forma bem visível lá para os lados da residência presidencial.
As férias do Presidente esfriaram com esta notícia. Mas olhando para o perfil de Cavaco Silva, sinto que o nosso presidente levou com a batata quente, que rapidamente terá que a esfriar, embora não precisando de a comer. E juntar o A mais o B, para descobrir (se já não descobriu), de onde surgiu este fumo cheirando a escuta e vigilância.
Claro que temos o jornal o Público, como uma Bíblia que lançou mais este mandamento que abriu as portas à corrida a novas noticias sobre este tema.
Nesta altura outros concorrentes esforçam-se para encontrar matéria para desvendar os contornos ainda bem camuflados deste drama político. Que ameaça estragar (se já não estragou) o sossego veraneante dos visados e dos que irão de certeza surgir proximamente como os responsáveis pelo conteúdo de uma noticia, que irá de toda a forma castigar uns e porventura beneficiar outros, que neste momento lavam as mãos como que a dizer: deste vírus não tenho intenção de ser contaminado.

Sem comentários: