sexta-feira, 7 de agosto de 2009

As Listas não São o Garante da Vitória Apesar de Tanto Barulho



Os blogues enchem-se de considerações no rescaldo das listas do PSD.
Todos eles têm a sua opinião, umas vezes em textos longos, escalpelizando pormenores já rebatidos logo que as listas foram conhecidas.
Outras de meia dúzia de considerações, mas que não trazem nada de novo, indo dar ao mesmo e lendo alguns, já não valerá a pena correr em busca de algo novo noutros blogues já que o essencial da contestação é frisado neles todos.
Claro que consoante a tendência politica de cada um deles assiste-se a: análises mais crispadas vindo de sectores contra. Outras mais benevolentes dentro da mesma cor.
Mas uma coisa é certa! São ponto de discórdia.
Só que numa análise mais amadora penso que Manuela Ferreira Leite, sabe que não é com as listas que vai ganhar as eleições. E como sabe, então elaborou-as na perspectiva de escolher as pessoas que lhe são mais chegadas. Que estão com ela desde a primeira hora e outras mais que lhe garanta a possibilidade de formar governo.
Mas volto a frisar MFL, sabe que não são as listas que lhe darão a vitória! Porque se assim fosse evitava toda esta agitação dentro e fora do partido a que preside.
MFL, sabe que a vitória nas eleições só surgirá com a grande contestação que impera na Sociedade Portuguesa!
MFL, sabe que quem lhe pode dar a vitória, são os desempregados. E eles são muitos e a cada dia que passa mais serão.
Sabe que no seio de milhares de professores poderá estar a diferença de uma derrota anunciada, a uma vitória contra tudo e quase todos.
Sabe que no aglomerado de forças policiais descontentes com condições de trabalho, com integrações noutros sectores. Poderá estar a subida ao céu, depois de na terra levar piropos em todas as direcções sobre a sua pessoa e a sua capacidade política.
Sabe que de um empate técnico que já virou moda em todas as sondagens que já muitos torcem o nariz, a vitória pode estar a um pequeno passo para o PSD, Mas um passo de gigante para MFL.
Por tudo isto, digo, que as listas não serão o garante da vitória!
Oitenta por cento da população, quer lá saber dos nomes que vão para a Assembleia da República.
Quer lá saber se vai alguém que tem processos pendentes em tribunais. Quando neste ultimo ano só se assiste a autarcas, procuradores, ex ministros. Enrolados em casos de fazer andar um coxo. E todos eles alegam inocência por detrás das costas dos melhores advogados que proliferam neste País, como as mulheres que se dizem virgens quando chegam à primeira noite de núpcias.
Querem lá saber se os históricos do partido A, ou B, foram afastados do Parlamento, quando sabem que do Parlamento infelizmente, a confiança dos portugueses nos Deputados anda pelas ruas da amargura.
Os portugueses querem soluções para os safanões que diariamente levam duma crise traiçoeira que os atulham de dívidas e desgraças familiares.
Portanto não são as listas que darão a vitória a qualquer partido, nesta fase tão conturbada que se instalou pelo País.
A vitória está na capacidade em os partidos, os do costume, garantir as soluções para ultrapassar este mar tempestuoso e fazer regressar os barcos apinhados de soluções que levem as populações a correr ao porto, saudando o fim da penúria e o começo da retoma.

Sem comentários: