sexta-feira, 2 de outubro de 2009

As Eleições Ainda Continuam



A manha está fresca, como irá estar a tarde.
Parece que a chegada deste tempo leva a alegria das pessoas. Fechando o sorriso e escurecendo-lhes o brilho dos olhos.
Porque o belo sol onde se resplendia todo o bronze ainda activo das férias que já deixam saudades, vai dar lugar ao aconchego dos casacos para aquecer o começo de Outono e a chegada da queda da folha.
Mas para mim, é indiferente o Outono trouxe-me um sorriso aos lábios constante.
Á adrenalina no ar e como tal, expectativa aberta para saborear novas sensações e quem sabe os frutos serão colhidos num futuro não muito longe.
Entretanto o País volta à normalidade depois de se conhecer o vencedor das eleições e assim parou todo aquele reboliço de jogadas politicas cheias de “ses” e pouca transparência em jogadas de bastidores que não buscaram o objectivo pretendido, porque o resultado não foi o que se esperava e agora que tudo já se passou. Tenta-se apagar o já impossível e o melhor é deitar água na fervura e olhar em frente porque o País precisa de gente capaz de desbravar caminhos e não colocar obstáculos no mesmo para seguir o lema de para a frente é que está a retoma.
Agora segue-se as eleições caseiras onde tudo se joga em interesses de porta com porta e mobiliza-se centenas de candidatos para encher as ruas de slogans já batidos e promessas que sem sempre serão cumpridas.
São momentos, curiosos, estes das eleições para as Freguesias. Onde se juntam amigos de longa data com pretensões diferentes para a sua Freguesia em matéria de partidos.
Tenho amigos que fazem parte das listas dos cinco partidos e temo-nos encontrado e cada um puxa a brasa para a sua sardinha. Com as conversas sempre animadas e muitos deles com teorias decoradas dos slogans do partido que conferem um grau de política ferrenha às conversas nada programadas, mas que levam a confrontos verbais a resvalar para o quase descontrolo. Mas que logo passa e a amizade volta, cimentada nestes já longos anos.
Tenho um amigo e vizinho, que o irmão é o forte candidato a destronar o Presidente da Câmara que acampou naquele edifício já vai para vinte anos e parece que quer deixar lá as raízes nos descendentes.
E neste ultimo mandato, todos fazemos questão que o homem arrume as tralhas e parta para o paraíso que já adquiriu nestes longos anos de autarca repartido por investimentos que lhe granjearam um pecúlio que o vai deixar bem na vida até ao fim dos seus dias.
Queremos a mudança! Queremos a oportunidade de um novo partido com novas ideias e nova política, para vencer esta Câmara que desde que existem Eleições sempre venceu e se acomodou ao poder arrastando com isso a Cidade para o marasmo em que se encontra.
Para que a mudança seja a realidade que queremos para o Conselho, engrossamos a campanha porta a porta, para que a mensagem chegue bem de perto aos moradores da Freguesia.
Corre-se em caravanas pelas Freguesias para acordar os cidadãos para a letargia que a Cidade caiu nestes longos anos de reinado laranja.
E procura-se até ao último minuto antes das Eleições, que o povo sinta de verdade que esta é a ultima oportunidade para que mudem a politica instalada desde que houve Eleições e vai ser através delas que vamos mudar o Concelho.
De cor partidária. De pessoas que os rostos já cansam de aparecer e apostados nas mesmas ideias.
E colocar ao serviço da Cidade e do Conselho, pessoas competentes. Pessoas que sentem por fora a angústia da cidade parar no tempo e como tal com soluções para a recuperar e a encarreirar na procura de recuperar o tempo perdido.

Sem comentários: