sexta-feira, 23 de outubro de 2009

O Núcleo Duro de Ministros Protegerá os Novos


Aí está o novo elenco Ministerial!
Homens e mulheres preparados para serem paus para toda a obra e chefiarem cada Ministério à sua guarda de costas largas, prontos a enfrentarem uma oposição que não vai ser pêra doce durante a próxima legislatura.
Aí não vai ser não!
Foi-se a maioria onde metade dos Ministros que segunda-feira tomarão posse, se habituaram ao longo de quatro anos e meio a usar essa maravilha que o povo lhes oferece. E só foi servida de bandeja duas vezes desde que as Eleições foram livres e abertas a quem quer ter o privilégio de eleger os seus representantes nacionais.
Agora abre-se novo capítulo e com o fim da maioria iremos ter a certeza de grandes entraves, para levar a cabo a obra que esta equipa de Ministros assumiram realizar, já que o desafio de enfrentar uma oposição ávida por sangue político é bem estampado no rosto dos seus líderes.
Por isso é fundamental que este elenco seja caracterizado pela competência a todos os níveis. Sobressaindo o abrir os caminhos da justiça, o desanuviamento do drama social, a estabilidade do ensino e o progresso do País além fronteiras.
Oito deles transitam fruto do bom trabalho realizado reconhecido por quase todos e como tal nada a opor à sua continuidade. Quem é bom é sempre lembrado e convidado.
Dois deles mudam de pasta uma espécie de promoção já que são homens com horizontes alargados e estão prontos a agarrar o que aí vem, em áreas frágeis como a Economia, nesta fase que passamos, um pau de sete bicos.
E a Defesa sempre renitente e carente, desabafando para o interior do seu quartel-general já que obedecem ao princípio de honrar a estabilidade Democrática, mesmo que tenha de engolir de quando em vez, alguns sapos vivos.
E surgem nove novos Ministros! Dos quais um Secretario de Estado.
Que vão substituir os que foram relegados, ou que porventura não quiseram continuar pelas mais diversas razoes.
Durante estes dias que antecederam o anúncio do Elenco Ministerial, sentiu-se um tentar descobrir, quem abandona e quem substitui.
Mas nada puderam deitar cá para fora. José Sócrates guardou a sete chaves a lista da sua equipa e quando foi anunciada, a surpresa foi verdadeira.
Dos que foram deixados no virar de página, surpresas não prevaleceram, porque já eram esperadas as suas substituições.
Agora quem vai ocupar as suas pastas é um desafio para todos!
A maioria não é conhecida do grande público.
A primazia foi dada às mulheres para gáudio do lado feminino. Uma aposta de Sócrates que premeia mulheres em áreas sensíveis como do Trabalho e da Solidariedade Social. Com a enorme tarefa de minimizar conflitos laborais que acabam em mais e mais desemprego com repercussões preocupantes na Sociedade.
Na Educação, outra área de uma sensibilidade a toda a prova, pronta a explodir em manifestações nacionais a qualquer momento. Onde os professores esperam desconfiados das novas medidas desta nova Ministra.
Espera-se mais visibilidade no Ambiente e na Cultura, parentes pobres em relação aos outros Ministérios, embora tão ou mais importantes, já que tanto um e outro primam pelo preservar o que é património de todos e com a responsabilidade de o doar sem destruições às novas gerações.
Um elenco que integra um numero de mulheres a ter em conta. E como tal começo por dar os parabéns a quem acreditou que as mulheres são o futuro de o País ultrapassar os obstáculos tão espinhosos que nos esperam nestes próximos quatro anos.

Sem comentários: