domingo, 11 de outubro de 2009

As Eleiçôes Das Caras que Nos Cruzamos Diáriamente


Está um dia lindo!
Cheio de sol a cheirar a Verão de São Martinho e lá vou eu a caminho da escola onde está a minha Secção de Voto.
A escola enche-se de curiosos. Amigos dos candidatos e os próprios candidatos que se juntam com os membros das listas e acompanham o andar da votação centrando-se no vai e vem das pessoas que se sentem felizes com um dia tão belo que até convida a uma fugida à escola para votar e cumprir assim o seu dever.
Hoje levo o meu filho para votar pela primeira vez!
Estava reticente em me acompanhar mas lá foi junto a mim a comungar de um novo passo na sua vida, escolhendo quem bem entende para gerir os destinos dos três órgãos, que comandam a vida dentro desta cidade e do próprio conselho, com 89 Freguesias o maior do País.
Embora os jovens de hoje pouco ou nada se interessam pela política, mas lá me acompanhou e confesso que não sei em quem ele votou.
A Escola tem dez Secções de voto, são quase quinze mil eleitores e concentram-se muita gente em volta das Secções para votar.
Depois na entrada, quando uns abandonam e outros se cruzam para irem votar, revêem-se amigos, à muito não vistos, porque vivem noutros locais. Aproveitando esse dia para estar com familiares e amigos e assim juntam o útil ao agradável num dia que se espera aberto a rever momentos de tempos já distantes mas engraçados, agora que juntos se descrevem as emoções sentidas.
Quanto aos resultados, as sondagens caseiras feitas mediante as campanhas para os vários órgãos, leva-me a sentir que tudo vai ficar como dantes!
Na grande Freguesia do Conselho onde voto e vivo, não existirá mexida. Apesar de o candidato ter trazido alma nova e despoletar uma entrega total do partido que lidera os destinos da Freguesia (PS), para que não seja destituído. Já que o jovem candidato que se apresentou como alternativa, possuir um currículo humano e social a ter em conta, destacando-se todo o seu empenho numa campanha feita com responsabilidade e elevação.
No que concerne à Câmara Municipal, o cenário é o inverso!
Uma Câmara desde sempre PSD, que nas Freguesias periféricas não consegue vencer e por isso virando todas as suas baterias para as freguesias mais interiorizadas, onde aí, o Presidente é rei e senhor dos votos de todas as gerações. Que lhe garantem à partida a reeleição para mais um mandato. Apesar de nestas Eleições o PS local tudo ter apostado num Candidato que lidera a Associação Comercial há vinte anos com provas dadas e figura respeitada.
Penso que o melhor que conseguirá é retirar a maioria absoluta ao PSD e perdendo por pouca margem. Se assim for a derrota saberá um pouco melhor roçando o cheirinho de uma vitoria na próxima etapa já daqui a quatro anos.
No que diz respeito a Portugal, Lisboa será do PS, com uma vitória a não deixar dúvidas a quem quer que seja, sendo mais um tiro no escuro de Santana a ver a sua figura a ser arrastada pelas ruas do insucesso.
O Porto continuará a ser um rio, de costas voltadas para a grande Instituição portista. Vencendo pela maioria numa cidade onde a grande figura se chama Pinto da Costa, mas, não consegue chamar para a candidata por si apoiada a vitória que ele amplamente desejava. Por um sem número de razões.
Nas restantes cidades capitais de Distrito, tudo irá se manter como até aqui, verificando-se mudanças em três ou quatro, mas só concretizadas ou não, depois da contagem dos votos.
Surpresa já houve, o triste episódio da morte de uma pessoa a tiro, que manchou este acto que decorre de uma forma ordeira num belo dia cheio de sol.

Sem comentários: