quinta-feira, 9 de julho de 2009

Nem Ronaldo e Companhia Destronam a Magia Inglesa.



Os espanhóis rejubilam com os craques que aterraram em Madrid, vindos do infinito estrelar e pagos a peso de ouro.
Principalmente o nosso Cristiano Ronaldo, lançado ao circo celeste, onde as feras humanas se gladiavam para derrubar as barreiras que os impediam de chegar ao astro para lhes amarrotar as vestes madrilenas.
E já toda a Espanha ainda não desperta da euforia de Cristiano, kaká e companhia. Grita bem alto para quem os quiser ouvir, que o campeonato Espanhol da próxima época, será bem melhor que o inglês, até agora o mais conceituado a nível mundial.
Nada é melhor que o futebol inglês!
Nada supera aquela adrenalina que se vive durante um jogo do campeonato inglês.
Nada é equiparado ao adepto inglês, que eu presenciei ao vivo, não há muito tempo no Estádio da Luz. Na última grande vitória encarnada que infelizmente o Benfica tarda em repetir e tornar banal, como em anos não muito distantes acontecia.
E pude assistir maravilhado àquelas quase quatro mil almas, que mataram a minha curiosidade em observar os ingleses. Tanto no seu comportamento, como nas coreografias artísticas que fazem parte da sua maneira de estar no futebol, quando acompanham a sua equipa para qualquer parte da Europa.
Os ingleses são um mundo á parte dentro do futebol!
Para eles o futebol faz parte das suas raízes culturais. E neste caso que presenciei, o espectáculo artístico e cultural que criam desde bem cedo, prolongando-se bem depois do final do jogo encheu-me as medidas e levou-me a considerar, que os ingleses são os maiores do mundo. Mesmo perdendo como foi o caso para grande satisfação e prazer meu!
Como fui cedo passei uma boa parte da tarde em redor do estádio, tirando fotos e a observar o seu comportamento.
Eles pintam e escrevem nas tarjas em tons densamente coloridos, os incentivos aos jogadores mencionando os seus nomes, dedicando-lhes frases alusivas num só sentido: a Vitória! Tendo sempre presente as cores da bandeira inglesa.
Vestem-se com as cores do clube envergando o vermelho dos pés à cabeça. E deambulam pelos bares que enchem a Capital, bebendo e bebendo quantidades de cerveja. Cantando cada vez mais audível os tradicionais cânticos ingleses que só eles sabem e muito prezam.
Vem a hora do jogo e vem a loucura, a emoção!
O jogo inicia-se os ingleses cantam.
Cantam sem parar, incentivam os jogadores com os seus cânticos característicos. Como estão todos juntos num sector afastados de nós devido à segurança, são fácil de identificar. E claro é demais o seu comportamento sempre ordeiro mas barulhento e encantador.
A certa altura a maioria já está em tronco nu, com as calças meias caídas pelo rabo abaixo. Já desenharam símbolos do clube nas costas e também nas enormes barrigas já cheias de cerveja.
E cantam, sempre a cantar!
Os ingleses como já disse são exclusivos, mesmo nas derrotas o sentimento é de vitória e cantam.
Como são os últimos a abandonar o estádio devido a questões de segurança (nomeadamente para evitar cruzarem-se connosco, nas saídas do estádio). Ouço-os a cantar e já estou afastado do estádio um bom par de metros mergulhado na alegria por termos ganho aos ingleses.
Ainda encontramos muitos deles no centro comercial Colombo paredes-meias com o Estádio da Luz. E bebendo uma cerveja bem perto deles, apercebi-me em muitos deles um gesto de cortesia na forma como nos mostravam a justeza da vitória dizendo; “very good Bennfica” como eles pronunciavam.
Reparei que estes adeptos são únicos. Trazem os filhos, as namoradas, os avós e todos pintados com o corpo salpicado de transpiração cantam e cantam enchendo o espaço reservado á restauração do Colombo de beleza cor e fantasia.
Por tudo isto, nem Ronaldo e companhia fará com que o futebol inglês, deixe de encantar o mundo inteiro.
Os ingleses inventaram o futebol e são eles que mais lucram com o futebol. Porque o futebol em Inglaterra faz parte do menu familiar como se tratasse da religião, que nos está enraizada numa fé que move montanhas!

Sem comentários: